O esporte como ferramenta de transformação social

Projeto social acolhe crianças para atividades esportivas.
Compartilhamentos

NATHAN ZAHLOUTH

O esporte pode ser uma ferramenta de transformação social. Investir na educação das crianças através do esporte pode proporcionar a elas integração social e uma forma de disciplina. Pensando nisso, Saulo Cavalcante, coordenador do Projeto NBA, identificou a necessidade que o basquete amapaense tinha de renovar a sua base e ao mesmo tempo de oportunizar às crianças carentes.

O projeto

Saulo construiu o projeto chamado NBA (Novo Basquete Amapá). Atualmente, funciona no ginásio do comando da Polícia Militar. “O projeto surgiu a partir da necessidade de renovar a base do basquete no Amapá. Iniciamos com o objetivo de montar um time para os jogos escolares. O projeto deu muito certo. Fomos campeões e, a partir daí, o projeto só cresceu”, falou Saulo.

Crianças e adolescentes participam do projeto Foto: Nathan Zahlouth

Com o sucesso nos jogos escolares, o projeto recebeu apoio da Polícia Militar através da Diretoria de Ação Social e Cidadania (DASC) e do coronel Furtado e capitão Andrade. A PM passou a sediar os treinos do NBA que, no início, aconteciam em praças de Macapá.

Com o apoio da PM, o time do NBA ganhou o campeonato sub-17 estadual do ano passado e, este ano, o projeto já está com dois times no campeonato sub-17 promovido pela Federação Amapaense de Basquete.

Projeto recebe apoio da Polícia Militar Foto: Nathan Zahlouth

Ação Social

O projeto já atendeu a 400 crianças em 2 anos de existência. Para o coordenador, é uma forma de tirar as crianças da vulnerabilidade social. “Quando falamos de marginalidade, é uma pessoa que está na margem da sociedade. Oportunizar às crianças um aprendizado no esporte é uma forma de ocupar o tempo ocioso delas e discipliná-las. Exigimos que todos estejam bem na escola para conseguir jogar. Essa é uma forma de tirá-los da margem da sociedade”, reforçou Saulo.

Projeto ajuda na formação de crianças e jovens Foto: Nathan Zahlouth

O projeto funciona as terças e quintas-feiras no ginásio da PM, e atende a crianças de 7 anos até adolescentes de 17 anos. É necessário que o aluno apresente comprovante de matrícula, seja em escola particular ou pública, para se cadastrar no projeto, que oferece aulas e treinamento de basquete de forma gratuita.

Times já acumulam vitórias Foto: Nathan Zahlouth

Este ano o projeto tem uma novidade: 20 bolsistas do programa do governo do Amapá Jovem terão vagas no NBA. Segundo Saulo, serão 20 garotos que terão condições de ganhar uma bolsa para aprender a jogar basquete. “Se tiverem bom desempenho e foco, estes jovem poderão ser profissionais do basquete no futuro”, disse.  

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!