SVS descarta casos suspeitos de febre amarela

Órgão acredita que dados tenham sido acessados por alguém com uma leitura errada.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) descartou, nesta quarta-feira (4), três casos suspeitos de febre amarela no estado. O órgão acredita que os dados estavam disponíveis em um banco de dados público, que pode ter sido acessado por alguém com uma leitura errada sobre as informações.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, disse que os sintomas da dengue e leptospirose são similares aos da febre amarela.

Segundo ele, o que pode ter acontecido é que quando o sangue de um paciente com esses sintomas foi coletado, e a informação com a suspeita para as três doenças foi lançada no Sistema Nacional de Monitoramento de Doenças, que é público, alguém pode ter feito uma leitura equivocada dos dados e repassado.

A suspeita para as três doenças fica no sistema até que o diagnóstico definitivo fique pronto.

“Talvez alguém da população tenha obtido informação do sistema sobre esse diagnóstico diferencial, que não representa caso de febre amarela. Foi descartada essa possibilidade de haver febre amarela urbana e silvestre no estado. A população pode ficar tranquila”, reforçou Malafaia.

A SVS também informou que em 2017, o estado registrou 24 notificações da febre, mas todas deram negativo para a doença. As cidades que apresentaram essas notificações foram: Ferreira Gomes, com 1 notificação, Macapá, com 9, e Santana, com 15 notificações.   

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!