ANDRÉ SILVA
Nove atletas paraolímpicos vão representar o Amapá na segunda edição dos Jogos Universitários Paraolímpicos, que vai acontecer na quinta-feira (10) e sexta-feira (11), em São Paulo. É a segunda vez que o estado envia atletas para a competição.
Os competidores são de instituições diferentes, sendo: Olemax Nogueira, Segilma Miranda, Yndiraima Cunha e Siulam Freitas, da Universidade Federal do Amapá (Unifap); Marcia Oliveira e Amanda Vanessa, da Universidade Estadual do Amapá (Ueap); Thalia Pereira, da Unopar, Alessandro Figueiredo, da Estácio; e Nilton Lopes, da Unip.
A atleta Yndiraima Cunha, do curso de licenciatura em história, é uma das mais experientes do grupo. Ela é a primeira no ranking na categoria de lançamento de dardos. Neste ano, ela competir também no lançamento de risco e de peso.
“Estou muito confiante em trazer um bom resultado para o meu estado. A Unifap tem nos dado um grande apoio para a viagem. Já temos tudo pago”, disse a atleta.
O treinador do grupo Marlon Gomes, que também é presidente da Associação de Paratletismo do Amapá, falou que na última competição, três atletas participaram dos jogos. Segundo ele, esta competição servirá de seletiva para o Parapan, que vai acontecer em junho deste ano.
“Parte desses atletas já tem bastante experiência, e estamos confiantes de que, entre eles, alguns possam ser convocados pela Seleção de Paratletismo Brasileiro, para participar da competição em junho”, disse, confiante, o técnico.
Os atletas viajariam na madrugada desta quarta-feira (9).