Confira a programação do Ciclo do Marabaixo

Ciclo se estende até o dia 3 de junho
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Ocorre neste domingo (20), a partir das 17h, dentro da programação do Ciclo do Marabaixo, no Bairro Santa Rita, o início do novenário de louvor à Santíssima Trindade, o ritual do corte da murta e o Marabaixo da Murta. A festa se estende até o amanhecer, às 7h, quando acontece o ritual em que o mastro será levantado.

As atividades do ciclo se estendem até o dia 3 de junho, seguindo a tradição de homenagear a Santíssima e o Divino Espírito Santo. No barracão da dona Gertrudes Saturnino, familiares e associados da Associação Cultural Berço do Marabaixo e Herdeiros da Tradição se preparam para receber visitantes e devotos.

A Santíssima Trindade é louvada nos dois barracões da Favela, no Santa Rita, das pioneiras Gertrudes e Dica Congó, e nos dois do Laguinho, da Tia Biló e do Mestre Pavão. No barracão da Gertrudes Saturnino os anfitriões recebem o público e as comunidades de Ajudante (Mazagão), União Folclórica de Campina Grande, Herdeiros do Marabaixo (Campina Grande), Marabaixo da Gungá (Mazagão), e Filhos de São Tomé do Alto Pirativa (Santana).

Festa começa no domingo (20) e termina na manhã de segunda-feira (21), com levantamento do mastro. Fotos: Mariléia Maciel

Favela

Na Favela a devoção é para a Santíssima Trindade, as cores azul e branca enfeitam o barracão da tradicional família de Gertrudes Saturnino. Os familiares e devotos participaram de todos os rituais anteriores, rodas de marabaixo e corte dos mastros, e se organizam para o final de semana, que inicia com as ladainhas, corte da murta, que são ramos de árvores usados para enfeitar o mastro e para espantar mal-olhado, e o 4º marabaixo, da Murta da Santíssima, que dura 12 horas, até que os mastros são erguidos no amanhecer de segunda-feira.

Após o mastro ser levantado, no próximo domingo (27), tem programação durante todo o dia, e inicia com a celebração da missa na igreja da Santíssima Trindade, seguida de café da manhã e o Almoço dos Inocentes, continuando a tradição da promessa feita por Gertrudes Saturnino para que sua filha Natalina, falecida em 2017, engravidasse. Há mais de 60 anos é servido um almoço especial para 12 crianças que representam os apóstolos, e para os convidados, e durante a tarde são feitas brincadeiras e sorteios para as crianças.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!