DA REDAÇÃO
O deputado estadual Moisés Souza, preso desde 2016, solicitou à Justiça do Amapá que possa viajar para Brasília, no Distrito Federal, para doar um rim para um amigo que necessita de transplante.
O pedido foi feito pela defesa do parlamentar, no último dia 14, e não há informações se o judiciário já decidiu sobre o caso.
De acordo com o documento, emitido pelo advogado Abelardo da Silva Oliveira Júnior, a necessidade de transplante é urgente e Moisés Souza se prontificou em ajudar o amigo, que tem insuficiência renal. Um documento enviado à Justiça em anexo ao pedido comprovaria o estado de saúde do paciente.
O procedimento cirúrgico necessita ser feito na capital federal, onde a pessoa mora, um amigo de longa data do deputado.
“Por questão de solidariedade humana é que o requerente roga por vossa aquiescência, pois está será uma tentativa de prolongar os dias de vida do amigo do requerente…”, diz a solicitação.
Moisés Souza se comprometeu no pedido em custear todas as despesas da viagem, incluindo as dos agentes que o acompanharão, o que garantiria nenhum custo ao Estado.
Cumprimento de pena
O deputado Moisés Souza está preso desde novembro de 2016 por peculato e desvio de dinheiro através de fraudes em contratos na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). Os crimes foram descobertos nas investigações da Operação Eclésia. O parlamentar está condenado a cumprir 13 anos e 4 meses de detenção.
Desde então, ele cumpriu pena em diferentes lugares, como o Centro de Custódia do Zerão e atualmente está no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), na zona oeste de Macapá. O parlamentar chegou a cumprir prisão domiciliar, mas a medida foi revogada após seu envolvimento em um acidente de carro, em agosto de 2017.