ANDRÉ SILVA
O processo de votação nas urnas eletrônicas terá mudanças nas eleições de 2018. Setenta e oito equipamentos no Amapá vão emitir o comprovante de votação, e, ao encerrar os votos, o eleitor vai poder conferir todas as escolhas antes de teclar ‘Fim’. Além disso, a ordem de escolha do candidato vai mudar.
As novidades para as eleições deste ano foram aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e constam na minirreforma.
Uma das principais mudanças acontece na ordem de escolha dos candidatos. Antes da reforma, para as eleições majoritárias, os eleitores escolhiam primeiro o deputado estadual, agora, o voto começa pelo candidato a deputado federal, seguido por deputado estadual, primeira e segunda vaga para senador, governador e presidente.
Outra mudança está no processo de finalizar a votação. Antes de encerrar os votos, o eleitor vai ver na tela da urna um resumo. Caso ele tenha errado algum deles, terá que apertar a tecla laranja e refazer a operação.
“Essa tela vai possibilitar que o eleitor confira todos os seus votos antes de finalizar”, reforçou José Seixas, assessor técnico do TRE Amapá.
Teste
Este ano, também será implementado o teste da impressão do registro de votação. Ao todo, 78 equipamentos no Amapá vão receber o dispositivo que vai gerar um comprovante com todos os votos do eleitor.
Ele não terá acesso ao comprovante, mas poderá conferi-lo na tela da urna. Depois disso, o comprovante cairá automaticamente em um outro compartimento. O processo pode prolongar um pouco o tempo de votação, mas, garante mais segurança ao leitor, segundo o TRE.
“O objetivo da Justiça Eleitoral é dar segurança ao eleitor. Os dispositivos de segurança garantem a lisura do processo”, falou Seixas.