Protagonismo portuário ainda pode ser do AP, mas já tem gente de olho

Grupo estrangeiro planeja construir porto no mar, próximo da costa da Guiana Francesa
Compartilhamentos

Da Cidade do Panamá, SELES NAFES

Palestras sobre expansão de portos no Brasil e em outros países encerraram o 34º Congresso Mundial de Náutica (Pianc), na Cidade do Panamá, nesta quinta-feira (10).

Uma das impressões que ficaram é que o Amapá ainda tem tempo de ser o protagonista em operações portuárias que interessam ao centro-sul brasileiro, Europa, Ásia e América.  

O vice-presidente mundial da Praticagem, Ricardo Falcão, que representou o setor amapaense no evento, acredita que esse é o momento ideal para o Amapá ser inserido como candidato a ter um dos principais portos da América do Sul.

“Ficou claro (no congresso) é que o mundo está concorrendo para ter pouquíssimos hubport’s (porto concentrador de cargas) distribuídos, e esse espaço na América do Sul ainda está vago. É a nossa hora de tomar esse espaço, para que o Amapá seja o grande concentrador de cargas da região”, avaliou.

Momento de passagem de navio de contêineres pelo Canal do Panamá é acompanhado por turistas. Fotos: Seles Nafes

E já tem gente de olho nessa vaga. Na quarta-feira (9), uma das palestras mostrou que já há um grupo projetando um grande porto no mar da costa da Guiana Francesa, mas a complexidade da localização (em mar) vai enorme esforço de engenharia e recursos. 

“Nossas condições são muito melhores, e eles ainda não sabiam disso”, disse Ricardo Falcão, que logo após a palestra conversou com o palestrante de origem francesas. A conversa foi sobre uma área entre Macapá e Itaubal, além do Porto de Santana.

Em dezenas de palestras que ocorreram de forma simultânea durante toda a semana, o Congresso Mundial de Náutica discutiu economia, avanços tecnológicos e novas fórmulas matemáticas que ajudam a dar mais segurança nas operações portuárias.

Um dos mirantes de onde os turistas observam a passagem dos navios

Turismo

Na quarta-feira (10), o portal SELESNAFES.COM visitou o famoso e histórico Canal do Panamá, numa das três eclusas (Mira Flores) que ligam os oceanos Atlântico e Pacífico ao longo de 80 quilômetros cortando o continente.

O local, que tem museu e cinema, entre outros espaços, é visitado por centenas de turistas todos os dias. No próximo fim de semana, o portal mostra a Cidade do Panamá numa reportagem especial que vai ensinar como é viável o turismo para brasileiros numa cidade com praias, centros de compras, restaurantes e até cassinos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!