Taxa de desocupados no Amapá volta a crescer, aponta IBGE

Estado alcançou taxa mais alta do país, segundo o instituto
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O número de pessoas desocupadas no Amapá voltou a crescer segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 68 mil no último trimestre de 2017, para 79 mil no primeiro trimestre de 2018. O Estado atingiu a taxa mais alta do país, de 19% no ano passado para 21,5% no primeiro trimestre deste ano.

São consideradas pessoas desocupadas aquelas sem trabalho ou ocupação e que tomaram alguma providência efetiva para consegui-lo no período de 30 dias. Esse quantitativo subiu de 68 mil para 79 mil nos três primeiros meses deste ano. Em relação ao mesmo período do ano passado, o aumento foi 19%.

O número de pessoas ocupadas, consequentemente, também caiu neste primeiro trimestre. De 296 mil no trimestre passado para 288 mil para o primeiro semestre deste ano.

Em taxa desocupados, o Amapá ficou a frente de estados como Bahia com quase 17,9% e Alagoas, com 17,7%. Os estados com menor taxa no período analisado este ano foram Santa Catarina com 6,5%, Mato Grosso do Sul com 8,4%  e Rio Grande do Sul com 8,5%.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!