Companhia tenta eliminar limite diário de meia passagem

Atualmente, o beneficiário pode usar até quatro passagens diárias
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) busca reverter a limitação de quatro passagens diárias para beneficiários do Passe Social Estudantil (PSE), imposta pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap). Para a CTMac, não existe motivo para a limitação.

De acordo com o diretor-presidente da CTMac, André Lima, foi feita reunião com o Conselho Municipal de Transporte para tratar a pauta.

“Fizemos a sugestão de que se pudesse aumentar o quantitativo diário de meia passagem para os estudantes, e, questionamos o Setap, o porquê de limitar, já que tem pessoas que têm atividades extracurriculares. Porém, eles não nos deram uma explicação plausível”, falou o diretor.

Diretor-presidente da CTMac, André Lima Foto: Arquivo

Morador do Bairro Brasil Novo, na zona norte, o estudante da escola Tiradentes, Gabriel Cantuaria, diz que além de ir para a aula pela manhã, ele precisa fazer cursinho à tarde e atividades esportivas à noite.

“Moro longe do Centro, e, com essa limitação, fica tudo muito difícil. Era para no mínimo ter o limite de seis passagens. Não posso parar com minhas atividades e, às vezes, venho andando para economizar, porém, o risco é grande, e, com esse aumento, não seria perfeito, mas ajudaria bastante”, disse Gabriel.

Estudante da escola Tiradentes, Gabriel Cantuaria Foto: Rodrigo Indinho

Na próxima reunião, será discutida a verificação de um impacto do aumento de quantitativo de meia passagem. A 15 dias do final do prazo dado para o resultado, o conselho aguarda para se reunir.

“Tudo depende do estudo que será realizado, porque cada centavo que você aumenta causa impacto na tarifa, não agora, mas, no próximo cálculo tarifário. Já que existem mecanismos de segurança que evitam que uma outra pessoa utilize o cartão, como a biometria facial, então, não existe nenhum motivo mais para existir a limitação de 4 passagens diárias”, disse Lima.

O Conselho Municipal de Transporte de Macapá, formado pela CTMac, Setap, Câmara Municipal de Macapá,  Procuradoria Geral do Município, sindicato dos trabalhadores, representantes  estudantis e sociedade civil, é responsável pela decisão final.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!