Mais de 60% das cidades do AP não tinham plano de saneamento básico em 2017

Estudo diz que nenhum município tinha Conselho Municipal de Saneamento
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A Pesquisa Municipal de Informações Municipais (Munic) revelou que em 2017, só 6, dos 16 municípios do Amapá, tinham plano de saneamento básico. O número corresponde a 37,5% das cidades.

O estudo diz ainda que nenhum município tinha Conselho Municipal de Saneamento, e que apenas 3 possuíam uma Política Municipal de Saneamento Básico, que traça as diretrizes gerais para os serviços, sendo eles, Calçoene, Mazagão e Santana. Doze informaram estar elaborando o documento.

Por consequência da falta de saneamento básico, surgem as doenças ligadas ao problema, como verminoses e malária. A pesquisa mostra que todos os municípios tomaram conhecimento de ocorrências dessas doenças. Diarreia foi citada em 13 dos 16 municípios (87,5%) e dengue em 12 (75%).

No ano passado, quatro municípios informaram a participação em consórcios na área do saneamento básico: Amapá (esgotamento sanitário), Ferreira Gomes (manejo de resíduos sólidos), Macapá (esgotamento sanitário) e Oiapoque (abastecimento de água e esgotamento sanitário). 

Também naquele ano, 25% dos municípios tinham sistema municipal de informações de caráter público sobre os serviços de saneamento: Laranjal do Jari, Porto Grande, Pracuúba e Tartarugalzinho.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!