SELES NAFES
Uma comissão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desembarcará no Amapá no mês que vem para uma inspeção no Tribunal de Justiça do Estado (Tjap). O grupo inclui um ministro, desembargadores e juízes federais.
A inspeção, uma rotina no CNJ em todo o país, será realizada entre os dias 5 e 9 de novembro. Em 2016, durante passagem do CNJ pelo Amapá, duas juízas prestaram depoimento num processo que terminou na aposentadoria compulsória do então desembargador Constantino Brahuna.
O magistrado foi acusado de vazar informações sigilosas e de interferir na atuação de juízes.
Na nova inspeção, serão avaliados os setores administrativos e judiciais de segundo grau com o objetivo de verificar se houve avanços desde a última inspeção, em abril do ano passado.
O corregedor nacional do CNJ, Humberto Martins, fará a abertura do trabalho em evento no Fórum de Macapá. Ele também visitará os gabinetes dos desembargadores e do atual corregedor, Carmo Antônio de Sousa.
Também haverá atendimento ao público no dia 5 a partir das 16h.
Além do ministro, estarão na comissão a desembargadora Daldice Maria Santana de Almeida, o juiz federal Miguel Ângelo Alvarenga Lopes (TRF1), o juiz Daniel Carnio Costa (TJSP), e a juíza Sandra Aparecida Silvestre de Frias Torres (TJRO).