SELES NAFES
Um homem foi preso, na manhã deste domingo (28), ao ser flagrado fazendo uma selfie no momento do voto na urna eletrônica. O caso ocorreu na zona sul de Macapá.
A Polícia Federal ainda não se pronunciou oficialmente a respeito da prisão. O nome e a idade do acusados não foram revelados, mas o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) confirmou o episódio.
O eleitor estava votando na Escola Estadual Antônio Messias, no Bairro do Zerão, quando os mesários perceberam a foto e chamaram a Polícia Militar.
Na sede da PF, ele assinou um termo circunstanciado e foi encaminhado para audiência de custódia. A PF vai investigar se o eleitor queria apenas postar a foto na rede social, ou se ele pretendia comprovar em quem estava votando.
O eleitor poderá responder criminalmente por quebra de sigilo do voto, com pena que pode chegar a dois anos de detenção.
Dinheiro
Também houve outras prisões no domingo de votação. Na Avenida Setentrional, no Bairro do Araxá, dois militantes foram flagrados com material de campanha e R$ 2,3 mil em dinheiro, supostamente para serem utilizados em boca de urna. A dupla foi encaminhada também para a sede da Polícia Federal.
Oiapoque
Em Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, dois homens foram presos por desrespeito à lei seca. De acordo com o TRE, os dois tinham sido advertidos por policiais militares, mas se recusaram a parar de beber.
No momento da voz de prisão houve luta corporal entre os policiais e os homens, que acabaram sendo dominados e presos. Um deles pagou fiança e foi liberado, mas o companheiro dele permaneceu preso, e será encaminhado para audiência de custódia.