Evento alerta para câncer de mama em cães, que atinge 1 em cada 4

O Outubro Rosa Pet será realizado na tarde deste sábado (20), no Parque do Forte
Compartilhamentos

SELES NAFES

Um evento em Macapá, na tarde deste sábado (20), fará um alerta para a prevenção do câncer de mama em cães e gatos. Segundo estatísticas divulgadas por grupos de criadores de animais, a doença atinge um animal em cada quatro, independentemente da raça.

“Essa doença tem uma incidência muito grande e muita gente desconhece. A incidência é maior nas fêmeas e muito maior do que nos humanos, que tem 1 caso para cada 8 mulheres”, explica Marcílio Dantas, um dos organizadores do evento.

Entre os métodos de prevenção estão o exame de toque das mamas, visitas ao veterinário e a castração, indicada a partir dos seis meses. Com a castração, cessam os efeitos hormonais associados ao câncer de mama.

“Castração parece uma palavra forte, mas se você tem uma fêmea em casa e não tem mais o objetivo de fazer o cruzamento, então faça a castração, porque isso reduz em 50% as chances de ter a doença”, orienta Dantas.  

Evento será realizado no Parque do Forte, a partir das 16h. Foto: Rodrigo Indinho/SN

A programação do “Outubro Rosa Pet” será realizada no Parque do Forte, a partir das 16h, com uma palestra com veterinário Alfredo Silvestre, além de distribuição de folhetos educativos, sorteios e outras atividades. 

A iniciativa é do Shih-tzu, grupo do WhatsApp que reúne 170 criadores desta raça de cachorro originária da China (foto de capa). O nome significa “cachorro-leão”.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!