Deputada pede interferência da bancada do Amapá para translado de corpo de brasileiro

Marcivânia Flexa conseguiu apoio do senador Davi Alcolumbre
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

A deputada federal Marcivânia Flexa (PCdoB) informou neste domingo (25) que convidou o coordenador da bancada do Amapá, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), para dar apoio aos familiares que buscam o translado do corpo do brasileiro linchado na Bolívia, no início da semana passada.

“O governo brasileiro está cobrando do governo boliviano a imediata investigação sobre o caso. E assim que tomei posse das informações dos familiares, levei o fato até ao senador Davi que de imediato procurou o Ministério das Relações Exteriores. Só que o ministro informou que o ministério não tem rubrica orçamentária para tal finalidade, mas entramos em contato com o governador Waldez para viabilizar o translado. O GEA informou que já está buscando mecanismos para ajudar”, explicou a deputada.

No último dia 19, Vinícius Chagas Maciel, de 32 anos, foi linchado e morreu por enforcamento em uma praça na cidade de San Julian, a 579 quilômetros de La Paz, capital da Bolívia, acusado de ter cometido um assalto. A família nega envolvimento dele e diz que o rapaz teria sido morto por engano.

Vinícius Maciel trabalhava em uma borracharia a 579 km de La Paz. Fotos: Arquivo

Vinícius Maciel foi linchado por moradores que o acusaram de assalto

Além de cobrar uma séria investigação, a família luta para trazer ao Amapá o corpo do jovem para que seja feito o sepultamento. Como se trata de um crime no exterior, os familiares estão com muitas dificuldades de conduzir os procedimentos, e entraram em contato com autoridades amapaenses.

Já no final da tarde desta sexta-feira, 23, o Governo do Amapá informou, em nota, que somente o governo federal poderá pedir o translado. Sobre esse fato, a deputada Marcivânia informou que o Itamaraty já está em tratativas com o governo boliviano para que a documentação necessária para o translado seja viabilizada.

Com a documentação em mãos, a parlamentar informou que vai retornar a conversa com o GEA para que uma solução seja encontrada. Enquanto isso não acontece, a família continua em desespero no município de Santana, cidade a 17 km de Macapá. O custo de transporte do corpo foi orçamento em R$ 15 mil.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!