Ex-atleta faz rifa para salvar academia que atende jovens de projeto social

Bruno Igreja precisa colocar revestimento acústico no local
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

A academia do ex-atleta de taekwondo Bruno Igreja, que atende mais de 160 jovens e adolescentes de forma gratuita, corre o risco de fechar as portas. 

O espaço existe há cinco anos no Bairro Jardim Marco Zero, na zona sul de Macapá, e desde então vem sendo alvo de processos. Tudo porque um vizinho da academia tem se incomodado com o barulho fazem durante os treinos.

O projeto social ‘Nascidos para vencer, desistir jamais” nasceu em 2011 e começou atrás da casa do atleta amapaense Bruno Igreja, na avenida Mercúrio. A residência era dos pais dele que resolveram doar o terreno para que o filho pudesse realizar um desejo que era o de expandir a iniciativa.

Jovens atendidos pelo projeto social

Conforme o espaço foi aumentando, foi crescendo também o número de participantes e, com eles, o barulho. Além disso, o vizinho ainda reclama que a academia cresceu sem planejamento, tendo seu telhado construído em cima do muro.

“Ele [o vizinho] alega que o entra e sai dos meninos incomoda. Além disso, tem a questão de o telhado da academia ser construída em cima do muro. A gente cresceu sem esses tipo de planejamento, até porque nós não tínhamos recursos porque não cobramos pelas aulas”, justificou Bruno Igreja.

Edson França dos Santos (vizinho): não é contra o projeto, mas pede adaptações Foto: André Silva

Na última audiência, que aconteceu no dia 17 de outubro, o atleta ofereceu um acordo para o vizinho, que consiste em revestir a academia com material acústico, o que segundo ele, pode impedir a passagem do som emitido pelos atletas.

Para essa adaptação, Igreja calculou um custo de R$ 30 mil. Ele também já avalia que o revestimento irá obrigá-o a climatizar o local, o que vai onerar ainda mais a academia com o custo da energia elétrica. A reforma está programada para iniciar em 1º de janeiro. Hoje, a academia sobrevive por meio de doações.

Parte dos alunos do projeto: aulas gratuitas

Para arrecadar o dinheiro, Bruno Igreja lançou uma vaquinha virtual, que pode ser acessada no endereço eletronico: www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudem-o-projeto-social-nascidos-para-vencer-desistir-jamais. Ele e os atletas também realizarão o sorteio de uma rifa que está programada para acontecer no dia 20 de dezembro.

Quem tiver interesse em participar do sorteio pode comprar a rifa pelo telefone 98127-1257.

O que diz o vizinho

Edson França dos Santos, de 43 anos, é funcionário público e mora no local há 20 anos. Ele conta que não é contra o projeto e sim contra o barulho. O vizinho se defende, dizendo que o local é uma área residencial e que o atleta começou dando algumas aulas e, ao poucos, foi aumentando o espaço. Para isso, fez uso do muro para construir o telhado da academia.

“No momento em que ele começa a trazer muita gente, criar essa academia e toda movimentação e barulho que ele produz aí dentro, automaticamente aqui em casa você não consegue ter paz. A partir das 19h é só barulho”, reclamou o morador.

Espaço precisa de revestimento acústico

França diz que tentou conversar com o atleta e encontrar um denominador comum para o problema, mas, segundo ele, Bruno Igreja sempre via a iniciativa com “maus olhos”. O vizinho disse que não é contra o projeto social. Ele se ofereceu para ajudar no que for necessário para adaptar o local.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!