Professor cria poltrona de barril para garantir financiamento de pesquisas

Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Um professor de ciências sociais que desenvolve projetos sustentáveis passou a produzir poltronas a partir de barris de óleo diesel. Com a venda dos móveis, ele pretende custear projetos que estão parados por falta de dinheiro.

Pedro Aquino de Santana é professor no Instituto Federal do Amapá (Ifap). É dele o projeto de uma casa sustentável localizada no Bairro Palmeiras, na zona norte de Macapá. Lá funciona também a oficina onde são confeccionadas as poltronas.

Os barris, segundo o professor, eram usados em outro projeto dentro da casa, o da fossa biodigestora, mas, eles foram substituídos por pneus usados, e, para não serem despejados no meio ambiente, Aquino preferiu reutilizá-los.

“A gente começou a pensar o que poderia ser feito, inclusive, para arrecadar fundo aqui para ajudar na manutenção de pesquisas que estão paradas justamente por falta de recursos. Tem um monte de coisas para ser encaminhada, mas, estão na gaveta”, disse o professor.

Aquino de Santana produz as poltronas a partir de barris de óleo diesel Foto: André Silva

Professor mora e confecciona as poltronas em uma casa sustentável Foto: André Silva

Entre os projetos que podem ser tocados, segundo ele, estão a produção de carvão ativado a partir do caroço de açaí, a produção de energia solar e eólica, fossa biodigestora com pneus, estação de tratamento de água e a manutenção da casa, que foi feita a partir de um contêiner, onde ele mora.

Para melhor utilizar o barril, o professor desenvolveu um sistema de corte que possibilita usar um tambor para a fabricação de duas poltronas. Além do barril, ele utiliza almofada, couro e madeira. O valor final do produto fica em R$ 350,00.

Fossa biodigestora tem pneus substituindo os barris Foto: André Silva

Além de garantir o financiamento de projetos, o dinheiro vai ajudar a complementar a renda de um dos ajudantes dele, o Marcio Monteiro, de 32 anos.

“Achei uma coisa interessante e boa para ajudar o meio ambiente e ainda gera uma renda para mim, pois estou desempregado ”, falou Marcio.  

Para comprar ou encomendar uma poltrona, o contato é (96) 99140-8438.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!