ANDRÉ SILVA
“Teve uma moça que foi estuprada aí dentro. Ela veio parar nua aqui na frente da minha casa”.
O relato é da funcionária pública, Ester Cândida, de 54 anos. Ela é vizinha do Centro Comunitário Asa Aberta. O local está abandonado há quase 20 anos e deixa a população temerosa.
O centro comunitário fica localizado na Avenida Ceará, no Bairro Pacoval, na zona norte de Macapá. Cândida disse que o local chegou a servir como uma escola e um pólo de serviços, como emissão de carteira de identidade, dentre outros serviços.
O prédio está totalmente deteriorado e só uma grande intervenção pode recuperar a estrutura. Portas, janelas, forros e até algumas telhas foram levadas. A única coisa que ainda funciona e que é usada pela comunidade é o orelhão, que fica na entrada do centro.
José Gonçalves Vieira, de 44 anos, disse que chegou a prestar serviços para o local como marceneiro. Ele lamentou ver o centro abandonado.
“Por incrível que pareça, o orelhão está funcionando, mas a escola está desse jeito: totalmente abandonada. Muito triste ver a situação do centrinho. Só serve para juntar gente usando drogas”, lamentou o marceneiro
A Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinf) ficou de se pronunciar sobre a situação do centro, mas adiantou que não tem nenhuma obra programada para o local.