Por falta de leito em UTI, idosa espera por cirurgia adiada 8 vezes

Dona Francisca Nogueira da Silva necessita realizar operação de um tumor invasivo entre a bexiga e o reto
Compartilhamentos

RODRIGO INDINHO

O tempo passa e a angústia de uma família em Macapá, aumenta junto com o sofrimento de uma aposentada de 68 anos. Segundo familiares, há quase um mês, Francisca Nogueira da Silva está internada no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal), aguardando uma cirurgia que já foi adiada oito vezes por falta de leito na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

De acordo com a nora da idosa, Miraci Araújo, dia 21 de novembro foi determinada a internação para que no dia seguinte fosse realizada a operação de um tumor invasivo entre a bexiga e o reto. Ela diz que os médicos afirmam que dona Francisca precisa passar por procedimento cirúrgico urgentemente.

Miraci Araújo: idosa precisa de cirurgia urgente Foto: Rodrigo Indinho

“Ela está bastante debilitada, não anda, não se alimenta, perde direto coágulos de sangue. Inclusive no sábado não tinha material correlato e estavam fazendo procedimentos com papel higiênico, pra você ver a que ponto chegamos, isso é uma falta de respeito com o povo. Como os médicos dizem que é grave queremos um leito na UTI para que a operação que já foi adiada oito vezes seja feita antes que aconteça o pior”, disse a nora da paciente.

Dona Francisca Nogueira da Silva está internada há quase um mês Foto: reprodução/enviada pela família

Em nota, o Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) informou que a paciente Francisca Nogueira da Silva precisa de suporte em uma Unidade de Tratamento Intensiva (UTI), assim que o seu procedimento cirúrgico for finalizado, devido à gravidade da intervenção.

No entanto, a UTI do Hcal está atendendo na sua capacidade total. Ressaltou ainda, que não há falta de material necessário para a realizar a cirurgia. A nota finaliza informando que o nome da paciente foi inserido no mapa cirúrgico do hospital para garantir o procedimento, assim que estiver disponível um leito na UTI. 

Foto de capa; enviada pela família

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!