Concurso do Iapen: Candidatos pedem aumento do cadastro reserva

Eles também tentam aumentar o prazo de validade do concurso
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Candidatos habilitados no concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) iniciaram uma mobilização para que o governo do Estado modifique dois itens do edital do processo seletivo. O principal deles poderá aumentar o tamanho do cadastro reserva.

Os candidatos, que receberam o apoio da categoria de agentes, se reuniram na manhã desta terça-feira (5) na sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindiapen), no Bairro Marabaixo I, na zona oeste de Macapá.

O concurso foi realizado em dezembro passado prevendo 80 contratações imediatas e cadastro reserva com 320 vagas. Segundo os candidatos, esses números não atendem nem um terço da real necessidade do Iapen, que está construindo um anexo atrás do presídio e construirá outro complexo no município de Porto Grande, cidade a 105 km de Macapá.  

“O edital estabeleceu que quem fizesse 180 pontos na prova estaria habilitado. Mas o item 15.1 do edital diz que quem ficar fora do quadro de vagas (320) fica excluído. Queremos que o governo retifique esse item como ocorreu no concurso de 2013, onde todos os habilitados foram para o cadastro reserva”, diz Felipe Barroso, membro da comissão de candidatos.

Candidatos reunidos na sede do sindicato. Fotos: Felipe Barroso

Nessa ótica, 1.060 candidatos que tiraram 180 pontos passariam a compor o cadastro reserva.

Articulação

Os candidatos também querem que o prazo de validade do concurso seja reajustado de um ano prorrogável por mais um ano, para dois anos prorrogáveis por igual período. O grupo diz que o próprio edital prevê mudanças no texto antes da divulgação do resultado final do concurso, previsto para o dia 12 de fevereiro.

Nesta manhã, os candidatos se reuniram com o deputado estadual Jory Oeiras (PRB), que é agente do Iapen, e a tarde conversarão com a deputada estadual Marília Góes (PDT).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!