Justiça manda fechar matadouro de Calçoene

Desde 2011, prefeitura vem sendo notificada por órgãos de fiscalização
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O matadouro municipal de Calçoene, cidade a 374 km de Macapá, no norte do Amapá, terá que ser fechado pela prefeitura por ordem da justiça, imediatamente.

Desde 2011, o local vem sendo vistoriado por órgãos de fiscalização, e mesmo assim não se adequou às normas de higiene e meio ambiente, segundo o Ministério Público do Estado, autor de uma ação civil pública.

A liminar foi concedida pela juíza da Vara Única de Calçoene, Délia Silva Ramos. Na primeira vistoria, em 2011, a Diagro constatou grandes quantidade de fezes e currais sujos muito próximos do local de abate, entre outras irregularidades.

Nos anos seguintes, inspeções do Batalhão Ambiental e da Diagro voltaram a encontrar problemas. O MP ingressou com ação civil pública, e um termo de ajuste de conduta foi assinado com a prefeitura se comprometendo a fazer os investimentos necessários.  

Ação civil pública foi movida pela Promotoria de Calçoene. Foto: Ascom/MP

“Inicialmente cumpre ressaltar que é preocupante que desde de 2011 não se tenha encontrado uma solução plausível para o problema do Matadouro Municipal de Calçoene. Uma vez, que provadamente, a situação é delicada. Os documentos que instruem as nossas ações e recomendações, por si só, salientam a falta de condições para funcionamento do estabelecimento”, diz trecho da ação assinada pela promotora de justiça, Christie Damasceno Girão.

A promotora chegou a expedir uma recomendação para que a prefeitura fechasse o matadouro, mas o município ignorou a solicitação.

A ação civil cita risco a saúde da população e impactos causados ao meio ambiente. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!