No Jari, ministro diz que Amapá será valorizado, e que ponte será retomada

Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, visitou a obra abandonada da Ponte do Jari a convite do presidente do Senado, Davi Alcolumbre
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Em visita ao município de Laranjal do Jari, cidade a 268 km de Macapá, no sul do Amapá, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, disse que fará todos os esforços para que as obras da Ponte do Rio Jari sejam retomadas.

Canuto esteve no município, na manhã desta sexta-feira (8), a convite do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM). A comitiva, integrada também pelo senador Lucas Barreto (PSD), visitou a obra que começou ainda em 2002.

Em 2004, a construção foi paralisada pela prefeitura de Laranjal do Jari. Mais de R$ 21 milhões foram consumidos, e apenas 39% da obra foram concluídos.

Presidente do Senado pediu que obra seja assumida pelo governo federal. Fotos: Raphaela Carrera

Presidente do Senado e ministro embarcam em voadeira para vistoriar a ponte

Projetada para ter 406 metros, a ponte ligará o Amapá ao restante do Brasil através da comunidade de Monte Dourado, no município paraense de Almeirim. Há sérios problemas técnicos com a obra, que teve três pilares afetados por colisões de embarcações. 

“Quero dizer para toda a população amapaense, que o Governo Federal dará o devido valor ao Estado. (…) Essa ligação do Amapá com o restante do Brasil é essencial. O Ministério do Desenvolvimento não vai medir esforços para buscar soluções técnicas, jurídicas e econômicas para viabilizar a construção da ponte”, garantiu.

O presidente do Senado lembrou que ainda existem muitas etapas para a conclusão da ponte, e acrescentou que, além do prejuízo causado pelos acidentes de embarcações, a estrutura também sofre o desgaste do tempo.

“(…) A obra vai requerer um estudo adequado do Ministério de Desenvolvimento Regional, bem como do Governo Federal, para a conclusão. O sonho da população do Laranjal do Jari é de que o Governo Federal assuma essa obra”, pediu Davi.

A visita a Laranjal do Jari teve o objetivo levantar informações sobre necessidades da região. 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!