Perícia confirmará se ex-presidente assinou lista suspeita na Assembleia

Provas foram colhidas ainda na Operação Mãos Limpas, de 2010. Pedido de exame grafotécnico foi feito há mais de um ano
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Amapá e ex-candidato ao Senado nas últimas eleições, Jorge Amanajás (PPS), passou por um exame grafotécnico para determinar se são dele as assinaturas encontradas numa lista de pagamentos de vantagens indevidas a deputados estaduais. A lista foi apreendida pela Polícia Federal durante a Operação Mãos Limpas, em 2010, e é uma das provas que constam numa ação penal onde quase todos os deputados e ex-deputados são réus.

Apesar de a perícia ter sido solicitada à justiça em abril de 2018, a Politec ainda não tinha realizado o exame na lista que foi apreendida com outros documentos na residência de Jorge Amanajás, no dia 10 de setembro de 2010.

A ordem para realização do exame grafotécnico foi do desembargador Carlos Tork, atendendo pedido do procurador de Justiça do MP, Nicolau Crispino.

Na decisão, o desembargador deixa claro que a Polícia Técnico-Científica (Politec) não realizou o exame após a primeira solicitação, e lembra que a desobediência judicial é crime com pena de prisão que pode chegar a 6 meses.

“Ademais, o fato de ter deixado de praticar o referido ato, poderá acarretar, ainda, o crime de prevaricação, tipificado no art. 319 do Código Penal, caso restar comprovado o seu interesse ou sentimento pessoal”, comentou em seu despacho.

Ouvido pelo Portal SN, Jorge Amanajás limitou-se a comentar que ele também solicitou o exame para provar que a letra não é dele. 

Valores

A relação contém nomes de quase todos os parlamentares, ao lado de valores que oscilavam entre R$ 10 mil e R$ 40 mil. As quantias seriam referentes a diárias superfaturadas, segundo o MP. 

No pedido de perícia, o procurador quer saber se as assinaturas poderiam ter sido produzidas por Jorge Amanajás, e quais características das letras evidenciam esse entendimento.

A perícia, que foi realizada no dia 21 de março, é a última diligência antes do julgamento da ação.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!