Da REDAÇÃO
Quase 14 mil eleitores que não compareceram às urnas nas últimas três eleições poderão ter os títulos cancelados no Amapá, caso não apresentem justificativa, informou o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-AP). O prazo final é 6 de maio.
De acordo com o TRE, 60% desses eleitores, o equivalente a 8.151 pessoas, são de Macapá. No total, são 13.743 eleitores.
Para regularizar a situação, o eleitor precisará procurar o cartório eleitoral da sua cidade com documento oficial de identificação (RG ou CNH), além de comprovante de residência e o título eleitoral.
De acordo com o TRE, em todo o Brasil são esperados mais de 2,6 milhões de eleitores. Quem não regularizar a situação será impedido de retirar passaporte, carteira de identidade e até de receber o salário, se for servidor público. Empréstimos bancários e nomeação após concurso também serão barrados.
É possível consultar a própria situação clicando aqui no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), informando nome e data de nascimento. A lista com os títulos cancelados será divulgada no dia 24 de maio.