CNJ rejeita reclamação contra desembargador do Amapá

Moisés Souza recorria contra decisão que tinha arquivado denúncia contra Carmo Antônio de Souza
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Pela segunda vez, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) rejeitou reclamação disciplinar do ex-deputado estadual Moisés Souza contra o desembargador Carmo Antônio de Souza, do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap). Por unanimidade, os ministros concluíram que não há, sequer, indícios de que o magistrado esteja “perseguindo” o ex-parlamentar.

O ex-presidente da Alap vem tentando impedir que Carmo Antônio de Souza atue nas ações penais que o envolvam. Ele estava recorrendo de uma decisão anterior do CNJ que arquivou a primeira reclamação contra Carmo Antônio.

Moisés Souza, que cumpre pena de 13,4 anos desde 2016 por desvio e peculato quando era presidente da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), está em prisão domiciliar desde o início do mês.

O ex-deputado alegava no CNJ que, desde que prestou depoimento em inquérito que apurava um suposto esquema de corrupção no Judiciário e Ministério Público do Amapá, passou a ser perseguido pelo desembargador.

Ele também acusou Carmo Antônio de ter atuado para arquivar processo na corregedoria do CNJ contra uma juíza amapaense. O processo tinha sido proposto pelo próprio Moisés.  

Por unanimidade, ministros do CNJ rejeitaram recurso contra arquivamento. Foto: Ascom/CNJ

Moisés acusava desembargador que prejudicá-lo em processos de 2014

Além disso, o desembargador teria mentido para condenar Moisés Souza no processo de 2014 que o afastou da presidência da Alap, e atuado para condená-lo em outras ações movidas pelo Ministério Público.

“Cumpre registrar que não proferi qualquer inverdade no exercício da função, muito menos agi deliberadamente movido por sentimentos que retirassem a imparcialidade necessária para analisar as causas submetidas a minha apreciação”, defendeu-se o desembargador em depoimento nos autos do processo no conselho.

“(…) Observa-se claro inconformismo do requerente contra decisões judiciais, por vezes colegiadas, contrárias aos seus interesses. (..) Não há comprovação de qualquer atitude atentatória à dignidade do cargo que ocupo (…)”, acrescentou.

Os ministros também entenderam que a reclamação era fruto de descontentamento. Contudo, o relator do processo, ministro Humberto Martins, deixou claro que acertos ou eventos desacertos nas decisões envolvendo Moisés Souza precisam ser analisadas pelo próprio Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!