Influenza: Amapá tem dia D de vacinação

Municípios e Estado disponibilizam postos de vacinação para todos os grupos prioritários
Compartilhamentos

Por DA REDAÇÃO

Neste sábado (4), todas as unidades de saúde dos 16 municípios do Amapá estarão abertas para o Dia Nacional de Mobilização contra o Influenza, ponto alto da campanha de vacinação.

Em Macapá, as unidades funcionarão de 8h até 17h. O governo do Estado estará reforçando o trabalho de imunização com um posto no Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, o Capuchinhos, no bairro Santa Rita, no mesmo horário. A iniciativa é da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

A SVS chama a atenção dos grupos prioritários para comparecerem ao posto de vacina. São eles: crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Dorinaldo Malafaia (SVS): vacina é a melhor forma de prevenção Foto: arquivo SN

Cobertura vacinal

Até esta sexta-feira (3), o Estado havia alcançado a cobertura vacinal de 36,52% do público alvo. Os dados são do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde e é o segundo melhor desempenho do país, atrás somente da campanha no Amazonas, onde o calendário de vacinação foi antecipado. A meta de cobertura é de 90%. 

“É fundamental que os pais ou responsáveis levem suas crianças ao posto de vacinação e os demais grupos elegíveis da campanha não percam a oportunidade de se vacinar, pois é a melhor forma de se prevenir contra as complicações da Influenza”, alertou o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!