No Amapá, mais de 180 mil já se vacinaram contra o Influenza

Estado está com o segundo melhor desempenho no país, com mais de 90% do público prioritário imunizado
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Cerca de 180 mil pessoas nos 16 municípios amapaenses já se imunizaram contra o Influenza (gripe).O quantitativo representa 91,94% dos públicos prioritários e indica que o Estado já atingiu a meta de cobertura vacinal recomendada pelo Ministério da Saúde (MS).

Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), que monitora os dados do Programa Nacional de Imunização (PNI), o Amapá está com o segundo melhor desempenho da campanha em todo o país, atrás somente do Estado do Amazonas. Em todo o país o país, a cobertura está em 70,9%, segundo o MS.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, explicou que, até a sexta-feira (24), quatro municípios ainda não haviam alcançado a meta de cobertura vacinal: Oiapoque, Santana, Cutias e Mazagão.

Dorinaldo Malafaia (SVS): campanha de vacinação continua até o dia 31. Foto: arquivo SN

O gestor explicou também que, entre os grupos prioritários, os maiores percentuais de imunização estão, até o momento, nos idosos (102,71%); puérperas (101,4%), gestantes (98%) e professores (96,88%).      

 “Trabalhamos para cumprir nosso papel como Estado, de subsidiar os municípios e reforçar as ações onde há debilidades. Agora, precisamos manter a campanha até o fim, no dia 31, e garantir que nossas, crianças, idosos, servidores, trabalhadores da saúde e demais públicos prioritários estejam imunizados”, disse Malafaia.

Calendário e público prioritário

A campanha de vacinação prosseguirá até o dia 31 de maio, nas unidades de saúde dos 16 municípios.

Os grupos prioritários da campanha são: crianças com 6 meses de idade a menores de 6 anos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

A vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul. Além disso, a vacina ajuda a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe.

Foto de capa: Marta Bezerra/SVS

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!