Deputado comandou Dnit durante 2 governos

Ex-superintendente que dirigiu departamento por quase dois governos foi indicação de Vinícius Gurgel
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O deputado federal Vinícius Gurgel (PL) comandou politicamente o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) durante os últimos 5 anos, atravessando dois governos: final da gestão Dilma (PT) e Temer (MDB). O ex-superintendente preso hoje (27) pela Polícia Federal, Fábio Vilarinho, é amigo pessoal do deputado.

A PF cumpriu dois mandados de prisão preventiva, e sete de busca e apreensão na Operação Pedágio. Vilarinho e o atual superintendente, Odnaldo de Jesus Oliveira, ambos presos, são acusados pela PF e MPF de cobrar até 3% de propina para agilizar pagamentos a empreiteiras em obras de rodovias federais no Amapá.

O PR (hoje PL) nacional foi aquinhoado nos últimos dois governos com as indicações no Ministério dos Transportes.  

Foi o Dnit que contratou a duplicação do trecho urbano da BR-210, a construção de passarelas e serviços de manutenção em estradas sem pavimentação.

Os contratos envolvem dezenas de milhões de reais, e sempre foram usados nas propagandas políticas de Vinícius Gurgel como obras realizadas pelo mandato.

Dinheiro apreendido pela PF na casa do atual superintendente do Dnit. Foto: PF Divulgação

Apesar de não ser o alvo da investigação, Gurgel tem consciência do quanto a prisão do amigo respinga sobre a imagem de seu mandato. Tanto é que enviou um advogado para a sede da PF para monitorar o que estava ocorrendo.

“Estou 100% tranquilo. Lamento muito pela prisão dele. É meu amigo, mas não tenho qualquer envolvimento, e nem tive meu nome citado na investigação. Não houve nenhum cumprimento de mandado para a minha casa, nem gabinete”, comentou ele ao Portal SelesNafes.Com, na tarde desta quinta-feira, horas depois da Operação Pedágio. 

Cumprimento de mandados na Operação Pedágio…

…apreendeu também vários veículos

Sem indicação política

Na casa do atual superintendente foram apreendidos cerca de R$ 40 mil em dinheiro, mas a justiça ainda determinou o bloqueio de R$ 22 milhões em bens dos dois investigados.

Odinaldo de Jesus Oliveira é o primeiro superintendente do Dnit que não é indicação de um partido político. No Amapá, aliás, nenhum órgão federal é ocupado por legendas locais. Em maio, no entanto, Vinícius Gurgel tentou retomar o controle sobre o Dnit, mas a investida não deu certo.

Todas as indicações de órgãos federais têm sido feitas diretamente pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), ou militares por ligados ao seu governo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!