Empresárias se unem e montam enfermaria de semi-intensivo no PAI

Espaço ajudará a desafogar UTI e permitirá a presença de acompanhantes
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P . COSTA

O Hospital da Criança e do Adolescente Luciete Maria Pinheiro da Costa, mais conhecido como PAI, ganhou uma nova enfermaria de tratamento semi-intensivo com quatro leitos nesta quinta-feira (27). Uma solenidade simples, mas cheia de emoção, marcou a inauguração do espaço.

O PAI passa por obras há muitos anos e a estrutura de atendimento não é a mais adequada. Entra empresa, sai empresa, repete-se certame licitatório e o problema persiste, prejudicando o atendimento das crianças e adolescentes amapaenses.

Mulheres do Bem e parte da equipe que elaborou o projeto. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Foi pensando nisso que a direção da unidade hospitalar, com uma grande demanda de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), elaborou o projeto de uma espaço, uma enfermaria, que pudesse contar com todo o aparato de uma UTI, mas sem as mesmas restrições.

Ocorre que há pacientes crônicos que têm a necessidade de passar meses e às vezes até mais de um ano internados e acabam segurando a fila dos leitos da UTI. Com o projeto em mãos, era chegada a hora da realização das parcerias para viabiliza-lo.

“Conhecemos o projeto Mulheres Empreendedoras do Bem (MEB) e desde nossa primeira reunião, que foi em janeiro, percebemos que seria uma ótima parceria. Em pouquíssimo tempo, com os recursos que o MEB angariou, vamos entregar esse espaço fantástico”, declarou a pediatra Zoraia Maramalde, que estava na direção da unidade e na equipe de concepção do projeto.

Leitos equipados…

 

… e estrutura adequada

Além de ajudar a desafogar os leitos da UTI, uma das vantagens da nova enfermaria será que os pacientes poderão ter acompanhantes no quarto e a presença e o apoio de familiares e amigos são itens centrais na recuperação de cada assistido.

Carmen Vasques (MEB) e a pediatra Lenira Marinho de Sousa

Mulheres Empreendedoras do Bem

O projeto Mulheres Empreendedoras do Bem (MEB) foi fundado há um ano. A entidade, que é parceira do sistema Fecomércio/AP, reúne mulheres empresárias de vários setores com o intuito de realizar ações filantrópicas estabelecendo várias parcerias.

“Nós ganhamos uma doação de três meses do salário institucional do vice governador do Estado, o Sr. Jaime Nunes, e aí procuramos uma instituição para beneficiar com essa doação. Adotamos essa enfermaria, que será semi-intensiva, com respirador 24h. Revitalizamos tudo, mudamos o piso, iluminação, doamos 5 centrais de ar, uma ficou para cá e as outras quatro para o anexo do PAI, financiamos também mais de R$ 15 mil em manutenção dos respiradores, que é um serviço caro”, declarou Jane Meire Viterbino, presidente do MEB.

Familiares poderão acompanhar pacientes no espaço

Emocionada, a presidente do movimento declarou estar se sentindo muito grata por ter a chance de estar junto com pessoas especiais e fazer ações para ajudar outras pessoas.

Participaram da solenidade várias representantes do MEB, membros das entidades que compõe o sistema Fecomércio/AP e colaboradores de outros segmentos.

A enfermaria já está totalmente pronta para funcionar e será uma grande ajuda nos atendimentos do PAI.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!