Prefeitura de Macapá inicia recuperação de 32 km de vias

Os empreendimentos fazem parte do Plano de Verão da Prefeitura de Macapá, que planeja asfaltar 32 km de ruas e avenidas
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

As obras de recuperação de vias da capital amapaense, com pavimentação e recapeamento, começaram pelas comunidades do Pacoval, na zona norte, e Jardim Marco Zero, na região sul.

Os empreendimentos fazem parte do Plano de Verão da Prefeitura de Macapá, que planeja asfaltar 32 km de ruas e avenidas. A Secretaria Municipal de Obras do Município (Semob) começou os trabalhos pelas ruas Bahia e Amazonas, no Pacoval, e nas ruas Vênus e Mercúrio, no Jardim Equatorial.

Os bairros Açaí, Jardim, Infraero I, Renascer e Novo Horizonte, todos na zona norte de Macapá, estão no cronograma de obras do verão, com os serviços já licitados. No total, esses bairros receberão 32 km de cobertura asfáltica.

Os trabalhos começaram pelas ruas Bahia e Amazonas, no Pacoval, e nas ruas Vênus e Mercúrio, no Jardim Equatorial. Fotos: Ascom/PMM

“O objetivo é zerar esses bairros, asfaltar todas as ruas. Além disso, temos outros 40 km para espalhar na cidade que vamos priorizar ruas de grande fluxo que ainda não são pavimentadas”, afirmou David Crove, secretário de Obras de Macapá.

Recuperação

A Secretaria reconhece a situação grave das ruas da cidade. Segundo dados da Semob, apenas 50% das ruas de Macapá são pavimentadas, e, desse total, aproximadamente 85% da cobertura está com a validade vencida, ou seja, acima de 12 anos – prazo máximo no qual o asfalto apresenta boas condições.

Há um projeto elaborado de 50 km de asfalto para recuperação do bairro Central e vias de acesso às zonas da cidade. Entretanto, esse projeto ainda não tem dotação orçamentária. Há um movimento da bancada federal do Amapá, em Brasília, por verbas para este projeto.

A Semob estima que o recurso total necessário para recuperar toda a cidade seria de R$ 3 bilhões, para asfaltar 800 km. Contudo, a realidade orçamentária da prefeitura não chega a 4% por deste valor.

Reflexos 

A situação das vias de Macapá provocou um dado curioso: o comércio varejista do Estado oscilou positivamente 7,9%, puxado, especialmente, pela venda de auto peças de suspensão e escapamento, um reflexo direto da situação das nossas ruas. Os dados são da última Pesquisa Mensal do Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do mês de abril de 2019.

Guilherme Monard: vendas dispararam. Foto: Marco Antônio P.Costa/SN

“Devido às chuvas e aos buracos na cidade a venda de suspensão e escapamento disparou. Eu como tenho carro também reclamo, mas enquanto lojista não dá pra reclamar. Dá pra você sentir no faturamento, aumentou muito a venda esse ano”, afirmou Guilherme Monard, gerente de uma grande loja de suspensão e escapamentos de Macapá.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!