Crise Waiãpi: MPF evita o termo “homicídio” para definir morte de cacique

Pela primeira vez, oficialmente, grupo de gerenciamento de crise formado pelo MPF diz que não há indícios de invasão
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Na tarde desta segunda-feira (29) O Ministério Público Federal concedeu entrevista coletiva para detalhar os resultados preliminares das diligências feitas pelas equipes da Polícia Federal (PF) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na área indígena Waiãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, região central do Amapá.

“Não é que a informação é falsa ou verdadeira, mas não confirmamos indícios de presença não indígena nos locais onde as lideranças indígenas nos levaram. As equipes enviadas são extremamente capacitadas para analisar o terreno e encontrar evidências”, informou o procurador do MPF, Rodolfo Lopes.

O MPF informou que os indígenas reafirmaram para as equipes a existência da invasão de sua área, e que esta suspeita não está descartada, mas que, à priori, não foi possível confirmar a denúncia feita pelos indígenas.

As equipes contaram com cerca de 25 agentes, entre policiais federais e policiais militares do Bope. Outro elemento a ser elucidado é qual o raio que as equipes de busca conseguiram alcançar com os 25 agentes e sem cobertura aérea, dado que ainda está sendo computado pelas equipes.

Procuradora Ivana Cei (MPE), procurador da República, Rodolfo Lopes (MPF), e representante da Funai que não responderia perguntas dos jornalistas. Fotos: Marco Antônio P. Costa

As investigações irão continuar e, se necessário, novas diligências não estão descartadas, inclusive com o apoio de helicópteros e drones, segundo informou o Gabinete de Gerenciamento de Crise (GGC). O gabinete é formado pelo MPF, PF, Ministério Público do Amapá, Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp), Exército e Funai.

Emyra Wayãpi

A morte do cacique Emyra Wayãpi foi confirmada, mas o procurador evitou usar o termo homicídio. Ao ser perguntado sobre a veracidade da informação de que o corpo seria exumado para passar por uma processo de autópsia, uma perícia forense, o mesmo informou não ter a informação e que isso ficará a cargo dos peritos e das autoridades competentes deste quesito.

Emyra Wayãpi tinha 68 anos e seu corpo foi encontrado na terça-feira (23) às margens de um igarapé com sinais de violências em várias partes do corpo, violência efetuada à partir de material perfuro-cortante, provavelmente uma faca.

MPF que nova diligências poderão ser feitas

Funai

A representação da Fundação Nacional do Índio (Funai) esteve presente na coletiva de imprensa, mas logo no início da entrevista o procurador do MPF informou que a Funai não poderia responder à perguntas e questionamentos e que toda e qualquer declaração do órgão será feito exclusivamente através da assessoria de comunicação nacional do órgão à partir de Brasília-DF.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!