Estudantes reclamam de bloqueio nas carteiras de meia-passagem

Decisão do Setap atinge estudantes dos municípios de Macapá e Santana.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Estudantes de Macapá e Santana foram pegos de surpresa com o anúncio de que terão que apresentar o comprovante de matrícula do segundo semestre de 2019, para evitarem o bloqueio da carteira que dá direito à pagarem a metade do preço nos transportes coletivos urbanos.

A medida atingirá todos os estudantes matriculados em cursos que necessitam de matrícula para o segundo semestre, ou seja, a integralidade dos universitários das redes pública e privada, além de estudantes de cursos temporários ou livres. A medida também vale para o chamado “passe social”.

A reclamação ocorre por vários motivos, incluindo o calendário acadêmico das instituições de ensino superior que não é homogêneo. Há estudantes, tanto da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), quanto da Universidade Federal do Amapá (Unifap), que ainda não encerraram todas as suas atividades do primeiro semestre. Ou seja, ainda não estão emitindo comprovantes de atividades do 2º semestre.

“É um absurdo. Tem gente estudando ainda. Eles só irão desbloquear depois que a gente levar o comprovante da rematrícula lá. Na Unifap a rematrícula começa só dia 17 e só poderemos ter o comprovante dia 23. Na verdade, o Setap está impondo um outro recadastramento no meio do ano”, afirmou Rebeca Nery, estudante do curso de Teatro da Unifap, moradora do Bairro Fonte Nova, em Santana.

A falta de aviso, as datas confusas e a desorganização são outras reclamações.

Brendel Freitas: “Eles fizeram apenas um post na rede social e pronto, o estudante que se lasque”. Foto: Arquivo Pessoal

“As instituições estão de recesso, mas os estudantes não. Fazemos estágio, pagamos disciplinas. Eu, por exemplo, iria usar esse recesso para adiantar meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso]. Já tem estudante com a carteirinha bloqueada e outros de nós não sabem isso vai acontecer, porque hoje eu não usei, mas irei usar amanhã. Significa que vamos ter que pagar inteira, e por três semanas. Eles fizeram apenas um post na rede social e pronto, o estudante que se lasque”, lamentou Brendel Freitas de Lima, estudante do curso de Engenharia Elétrica da Unifap.

Setap

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) divulgou nota de esclarecimento na tarde desta segunda-feira (8). No comunicado, afirma que não se trata de um recadastramento, e, que, para solucionar o problema, o estudante deve ir até à sede do Setap, munido de uma declaração de matrícula para o segundo semestre de 2019, e do cartão magnético, que o desbloqueio será efetivado em menos de um minuto.

Segundo o sindicato patronal, a decisão de efetuar o bloqueio está baseada no Termo de Ajuste de Conduta (TAC) assinado entre o Setap, a Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac) e Ministério Público Estadual (MPE), anos atrás.

Na nota, não está claro qual será a data do bloqueio das carteirinhas.

Foto de capa: Arquivo/SN

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!