Há um ano na fila de espera, pacientes cobram remédios e cirurgias

Protesto ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na área central de Macapá.
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

Pacientes do Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL) e seus acompanhantes fizeram uma manifestação para cobrar medicamentos e materiais para a realização de cirurgias ortopédicas e neurológicas.

Imagem emblemática da situação no setor. Fotos: Rodrigo Indinho/SN

O ato ocorreu na manhã desta segunda-feira (15), em frente à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), na área Central de Macapá. Mesmo com muletas e cadeiras de rodas, o grupo de cerca de 20 pessoas fechou parte da Avenida FAB com gritos de protesto e segurando cartazes.

O idoso Luiz Seda Filho, de 66 anos, que espera por cirurgia ortopédica há um ano conta que além da angústia por não passar pelo procedimento cirúrgico, está sendo ameaçado de ser retirado do hospital.

Luiz: “A saúde do Amapá pede socorro”

“De tanto eu esperar, eles já querem que eu saia do hospital. Engraçado que não fazem a cirurgia e querem me mandar embora, será que eles pensam que eu gosto de estar no hospital pedindo pela minha saúde? Queria respeito pelos pacientes e pela vida das pessoas. A saúde do Amapá pede socorro”, afirmou o paciente.

Com cartazes e gritos de protesto…

… pacientes fecharam parte da Avenida FAB

O vigilante Márcio Corrêa Ferreira, de 47 anos, também aguarda há meses por uma cirurgia. Indignado, falou das principais dificuldades enfrentadas na busca por atendimento no HCAL.

“Estamos reivindicando a realização das cirurgias, solução para falta de material cirúrgico e até água, porque, aqui, dão pra gente até água podre. Estamos desesperados e sofrendo com dor e eles só mentem para gente. Por favor, tenham piedade de nós”, emocionou-se Márcio.

Márcio: “Por favor, tenham piedade de nós”

O que diz o governo

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que recebeu do Ministério da Saúde recurso extra de custeio para manutenção dos serviços de saúde. Parte deste recurso será aplicada na aquisição de medicamentos e correlatos para o reabastecimento da rede hospitalar estadual.

Protesto foi pacífico, em frente à Sesa

Com isso, a normalização dos procedimentos cirúrgicos eletivos no Hospital de Clínicas Alberto Lima (HCAL) deve acontecer em um curto prazo, disse a pasta.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!