Amapá entra nas rotas de exportação pela Ponte Binacional

Transbordo da carga entre o Brasil e a França ocorre desde o dia 3 de julho e é feito por 22 carretas pela Ponte Binacional, na fronteira em Amapá e Guiana
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A empresa Energ Power Ltda, através do grupo de logística Nortelog, em parceria com o grupo Arizona, deu início à primeira exportação do Estado do Amapá, para a empresa Abiodis Guyane S.A.S, em Saint Georges, na Guiana Francesa.

Até o final da carga serão 22 carretas atravessando a Ponte Binacional, na fronteira entre a Guiana Francesa e Oiapoque (AP), a 596 km de Macapá, com produtos nacionais brasileiros para a construção de uma usina de biomassa em Saint Georges. A operação iniciou dia 3 de julho. Não há data para finalizar.

A transação comercial entre os dois países é resultado das tratativas que tiveram início na II Reunião do Acordo de Transportes Brasil-França, realizada na cidade de Caiena, Guiana Francesa, entre as comitivas brasileira e francesa, em agosto de 2018, quando ficou definida a abertura da ponte para transbordo de carga.

A carga exportada veio de São Paulo, transportada pelo Grupo Arizona até o Estado do Pará. De lá até o Amapá, o transporte foi feito pela Nortelog, e do Amapá para França, a exportação está sendo feita por ambas as empresas.

A empresa Abiodis Guyane S.A.S, que está importando os produtos brasileiros, já anunciou que tem interesse em importar mais produtos brasileiros para o projeto da usina de biomassa.

Com a primeira exportação, o Amapá ganha novas oportunidades de negócios, atração para indústria e comércio, transporte, armazenagem (logística em geral) e, consequentemente, o aumento de oportunidades de geração de emprego e renda, impulsionando a economia de ambas as regiões.

O Amapá tem se tornado cada vez mais atraente para novos mercados pelo ambiente favorável para o comércio proporcionado pela Zona Franca Verde (ZFV), Área de Livre Comércio de Macapá e Santana (ALCMS), corredor de exportação e a vocação logística, considerada a porta de entrada do país. A localização geográfica privilegiada e os incentivos fiscais da Zona Franca Verde estão entre os principais fatores que têm atraído os investidores.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!