Parlamentares pedem que Bolsonaro seja processado por racismo

Senador Randolfe Rodrigues cita episódios públicos em que o presidente fez piadas, e chegou a ordenar que não aja relação com "governador de paraíba"
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O senador do Amapá pela Rede, Randolfe Rodrigues, protocolou pedido na Procuradoria Geral da República para que o presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) seja processo por racismo. A solicitação também é assinada pelo senador Fabiano Contarato (ES) e pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA).

No dia 19, durante um encontro com jornalistas, Bolsonaro usou a expressão pejorativa “paraíba” ao se referir a dois governadores do Nordeste, entre eles Flávio Dino (PSB) do Maranhão, com quem o governo federal não deveria ter qualquer relação.

“(…) Daqueles governadores de Paraíba, o pior é o do Maranhão. Tem que ter nada para esse cara”. A frase foi captada por um microfone que estava na mesa durante uma conversa com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.

A representação é por ato de improbidade administrativa e dano moral coletivo. O pedido é para que o presidente seja denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF) por racismo.

Os parlamentares entendem que o presidente da República se utilizou do termo paraíba para se referir a todo o povo nordestino, de forma pejorativa e preconceituosa.

Em outro episódio na véspera, citado pelos parlamentares, Bolsonaro teria se referido aos nordestinos como “pau-de-arara”.

Depois, ainda publicamente, fez comparações jocosas com atributos físicos do povo nordestino.

“Se quer votar num cara de olho azul, como eu, ou num cara mais parecido com nordestino (referindo-se ao ministro Tarcísio), que é o capitão do futuro, quem sabe?! Ou como meu irmão, Hélio Negão. Negão, dá uma chegada aqui (chamando o deputado Hélio Lopes)”, afirmou o presidente.

Bolsonaro durante a inauguração do Aeroporto Internacional de Macapá, em abril. Foto: Arquivo SN

“Não se pode ignorar que está na esfera de poder da Presidência da República a tomada de decisões que pode interferir diretamente nas relações inter-federativas entre o Governo Federal e os governos estaduais. Portanto, a ameaça feita mediante ordem expressa e inequívoca a subordinado seu, no caso o ministro-chefe da Casa Civil, é concreta, e não abstrata. Tendo ainda sido explícita”, avalia os parlamentares.

O comportamento do presidente, na opinião deles, feriu o Artigo 47 da Constituição Federal, que institui o princípio da impessoalidade.

“(…) Não pode o presidente da República, por ato de ofício seu ou de seus subordinados, privilegiar ou prejudicar quem quer que seja em razão de divergências ideológicas”.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!