PL prevê aumento de pena para crimes com armas de fogo

Reclusão para posse irregular e penas dobradas para outros crimes são itens da proposta
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Se depender do senador Randolfe Rodrigues (REDE), os crimes de posse irregular de arma de fogo de uso permitido e outras infrações, como o comércio irregular e o tráfico internacional de armas terão penas mais duras. O Projeto de Lei nº 3686 de 2019, de sua autoria, foi apresentado no Senado Federal e prevê o aumento das penas para esses tipos de casos.

Além de mudar para reclusão a posse irregular de arma de uso permitido, o PL também dobra a penalidade dos outros crimes relacionados às armas de fogo. No crime de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, a reclusão passa de 2 a 4 anos e multa para 4 a 8 anos e multa. Na posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, a pena passa de 3 a 6 anos e multa para 6 a 12 anos e multa. O comércio ilegal e o tráfico internacional de fogo que previam reclusão de 4 a 8 anos e multa, passam para 8 a 16 anos e multa.

O senador justifica a proposta por conta da escalada de violência no país. Somente em 2016, cerca de 62,5 mil homicídios foram registrados no Brasil. A informação é do Atlas da Violência 2018, publicado pelo Ipea em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O levantamento também indica que, no mesmo ano, o país alcançou a marca de 2,3 mil feminicídios com uso de armas de fogo.

 ” Esta matéria não é uma matéria de direita ou esquerda, governo ou oposição. É uma matéria necessária diante do clamor pela defesa da vida. A sociedade cobra e merece medidas mais firmes e enérgicas para coibir o uso ilegal de armas de fogo (…). É necessário uma mudança na lei para que criminosos entendam que não vai haver impunidade, e que todos os crimes cometidos terão seus autores responsabilizados”, disse Randolfe.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!