As principais consultas médicas e exames numa só manhã no checkup do ICCA

Todos os sábados o ICCA realiza o checkup. São dois andares de profissionais e exames num só lugar
Compartilhamentos

INFORMATIVO PUBLICITÁRIO

Há quatro meses, a professora Joelma Mendes, de 49 anos, fez um exame da tireoide e ficou aliviada ao ser informada que estava tudo bem. No último sábado (10), no entanto, ela recebeu uma notícia que a deixou mais apreensiva.

“A médica me disse que estou com problema na tireoide, e eu fiz um exame há quatro meses que não tinha constatado nada”, disse ela durante o chekup do ICCA (Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá).

A cada sábado, pacientes como Joelma conseguem fazer o que dificilmente conseguiriam durante a correria da semana: consultar vários especialistas e realizar exames num curto espaço de tempo e dentro do mesmo prédio. Numa só manhã.

São os principais exames e especialidades reunidos em dois andares do ICCA, localizado na Rua Marcelo Cândia, em frente ao Hospital São Camilo. Vários médicos chegam de Belém apenas para atender no checkup.

Cardiologista conversa com paciente em checkup do ICCA

Joelma ficou preocupada, mas também aliviada ao descobrir o problema. Fotos: Seles Nafes

Pacientes recebem crachás…

…e são guidados por monitores

As principais especialidades e exames num só lugar

O mais interessante é a logística de atendimento: rápida e eficiente. Quando chegam ao ICCA, os pacientes recebem crachás de identificação e são conduzidos por monitores uniformizados, bem treinados e atenciosos. São esses funcionários que orientam e levam os pacientes aos consultórios e exames desejados.

É esse atendimento que faz o checkup ser rápido e prático. Em pouco tempo, os pacientes fazem todos os exames, e passam por profissionais como cardiologistas, ortopedistas, oftalmologistas, clínicos, dermatologistas, otorrinos e até nutricionistas, entre outros.

“Às vezes a gente aguarda meses pelo plano”, lembra um agente penitenciário que aproveitou para levar o filho adolescente para uma série de exames e consultas.

Dermatologista

Agente acompanha o filho durante o teste ergométrico

Ultrassonografia

Todos os exames laboratoriais feitos na hora

Paciente conversa com ginecologista

Depois sair do jejum (após exames), o paciente ainda pode desfrutar de um diversificado café da manhã, gratuitamente. 

“O ICCA acertou ao proporcionar tantos exames num só dia”, comemora a professora Joelma.

O Portal SelesNafes.Com conversou com o diretor do ICCA, o cardiologista Marcos Santos.

De onde surgiu a ideia de fazer o checkup?

Surgiu de uma necessidade da população, que começou a valorizar a saúde, o bem-estar, qualidade de vida. Em vez de se dedicar só às conquistas materiais, começaram também a se dedicar ao bem interior. Com essa mudança de paradigma nós acabamos desenvolvendo esse produto baseado em grandes centros, como o Hospital do Coração (SP), que já tinha uma larga experiência de prevenção. Quando trouxemos para o Amapá esse serviço ainda não existia no Norte.

Demorou muito para desenvolver essa engenharia de pessoas para atender todos os pacientes com agilidade e eficiência?

No início do desenvolvimento desse modelo de atendimento nós tivemos acertos e erros, e claro, deixamos o que deu certo. Demorou mais de dois anos para chegar a essa fórmula.

Paciente com problema de audição conversa com uma otorrino

…e depois faz teste na cabine de audiometria

Consultório de oftalmologia

São vários oftalmologistas

Além da prevenção, as pessoas já chegam aqui com algum problema e conseguem resolver?

Sim. O nosso objetivo aqui é militar contra a genética. Ao longo da vida as pessoas vão desenvolver doenças, mas a prevenção luta contra essa genética, como as doenças do coração. Queremos evitar que as principais doenças do povo brasileiro se manifestem.

No checkup vocês também oferecem consulta com nutricionista. Por que é tão importante passar por esse profissional?

As vezes o paciente pode ser o que chamamos de um pré-diabético, com glicemia em 110, por exemplo. A nutricionista já manda cortar carboidrato. Se o exame mostrar colesterol elevado, a pessoa já muda alimentação, cortando gorduras e frituras. O diabetes e o colesterol podem levar ao infarto e o AVC.

Paciente têm a sua disposição um delicioso café da manhã

Cardiologista Marcos Santos com a equipe do chekup do ICCA

Quem procura mais o checkup?

As mulheres são campeãs de cuidar. Elas querem cuidar do marido da família e de si mesma. Bem diferente do homem que só quer se encarregar das coisas do dia a dia. Por isso morrem mais homens do que mulheres. Quando o homem vem é porque a mulher trouxe.

O ICCA pretende implementar mais serviços no checkup?

Queremos colocar profissionais que vão orientar as pessoas fazer as atividades físicas. É como se fosse uma consulta, mas orientando em como se exercitar. O paciente vai sair daqui orientado a fazer o correto, indo para uma academia com menos risco de ter uma lesão. 

Agendamentos: 3224-3317 e 99144 0033 (WhatsApp)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!