Davi e Guedes debatem descentralização de recursos para estados e municípios

Encontro do Ministro da Economia com senadores alinhou minuta do governo com teses apresentadas por lideranças sobre o tema
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

A descentralização de recursos da União para estados e município no novo Pacto Federativo foi o que pautou cerca de 4h de reunião do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM), com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e lideranças do Congresso Nacional. A reunião ocorreu na terça-feira (20) e contou com a participação de 50 senadores. 

Uma das propostas estudadas pelo governo é a desvinculação do dinheiro destinado a 280 fundos constitucionais e não constitucionais para atender às necessidades dos entes federados. O senador Davi Alcolumbre destacou no encontro que o Senado também já analisa quatro propostas de emenda à Constituição para revisão do Pacto Federativo.

Entre elas, está a PEC que revoga os efeitos da Lei Kandir para permitir que o ICMS volte a ser cobrado sobre as exportações de produtos primários e semielaborados, de baixo valor agregado, para que os Estados e Municípios possam fazer sua própria política tributária em relação a esse imposto.

Ministro dialogou com 50 senadores da República. Fotos: Senado Federal/divulgação

Os senadores deverão também, já na próxima semana, votar em plenário sobre a descentralização de recursos do bônus de assinatura da cessão onerosa. A expectativa é com a medida os gestores recebam R$ 21 bilhões a serem repartidos de acordo com os critérios do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“A reunião foi tão produtiva que nós suspendemos a Ordem do Dia pela importância e o significado dessa reunião. Senadores participaram e tiraram as dúvidas e a gente já tem, por parte do governo, uma minuta do novo Pacto Federativo, que vai conciliar com as teses construídas pelos senadores”, afirmou Davi Alcolumbre.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!