Protesto contra tarifa termina em prisões e estudantes feridos

Grupo relata agressões após tentar entrar na sede da entidade e ser contido pelo Bope
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Nesta terça-feira (20), uma manifestação contra o aumento da tarifa de ônibus, na frente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap), no Centro de Macapá, acabou em correria e estudantes denunciando agressões. Dois integrantes do movimento foram detidos pela Polícia Militar.

Marta Rayane da Silva Gomes, de 22 anos, estudante de ciências sociais da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e Jonathan Lopes Brito, de 25 anos, estudante de filosofia da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), foram levados ao Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciop), do Pacoval.

Manifestantes ocuparam a frente do Setap. Foto: reprodução

Os participantes do protesto relatam que policiais militares utilizaram cassetetes, pistolas de balas de borracha e a utilização de bombas de gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral.

Benedita Alves (professora): movimento foi impedido de entrar no Setap. Foto: Marco Antônio P. Costa

Os jovens alegam que estavam em uma manifestação pacífica e que iriam adentrar nas instalações do Setap para realizar uma recarga em suas carteirinhas, e foi nesta hora que foram impedidos de entrar por policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

“Queríamos entrar, pois utilizamos o serviço de péssima qualidade. No momento em que todos levantaram suas carteirinhas afirmando que queriam recarregar para voltar para casa, foi quando o Bope saiu de dentro do Setap e começou a atirar contra a manifestação, jogando bomba e ameaçando quem queria se aproximar para salvar seus amigos”, declarou a professora da rede estadual Benedita Alves, de 28 anos.

A estudante Marta Rayane da Silva Gomes mostra a marca da bala de borracha no joelho esquerdo. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

A polêmica

O grupo de estudantes, formado principalmente por universitários, marcou um protesto em frente ao Setap após entrar em vigor, na quinta-feira passada (15), a nova tarifa de ônibus (R$3,50). aprovada a partir de uma decisão judicial em favor dos donos das empresas de transporte.

Os estudantes alegam que protestam também contra os constantes atrasos nos itinerários e a má qualidade na prestação dos serviços, com uma frota de ônibus velhos.

O outro estudante foi baleado na nádega. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN

Bope

Procurado pelo Portal SelesNafes.com, o comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope) afirmou que suas equipes ainda estavam em diligências e que ainda não tinha informações para repassar.

Setap

O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) declarou por meio de nota que cerca de 50 militantes tentaram invadir a sede do sindicato e que para garantir a segurança dos usuários acionaram a presença da Polícia Militar.

Registro feito do prédio do Setap dos manifestantes

A entidade declarou ainda que o sindicato não se opõe a realização de manifestos públicos, desde que sejam pacíficos.

Liberados

Após a realização de exames de corpo de delito, os estudantes detidos foram liberados.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!