Ribeirinhos denunciam nova mortandade de peixes no Araguari

Em março deste ano, moradores da comunidade do Sapo Seco já haviam registrado mortandade na região
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Representantes do Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB) estão denunciando uma nova mortandade de peixes no Rio Araguari. De acordo com as lideranças, a região afetada dessa vez, na quinta-feira (15), foi a comunidade do Sapo Seco, pertencente ao município de Porto Grande, localizado a 102 quilômetros de Macapá.

Um vídeo mostra ribeirinhos tentando salvar alguns peixes. Assista: 

Os moradores culpam  a Usina Hidrelétrica de Cachoeira Caldeirão, como a responsável pelo acidente ambiental, devido as manobras que foram feitas no rio para sua instalação na região do Araguari.

Moradores do Sapo Seco tentando salvar alguns peixes. Foto: MAB

Desde 2016, não era registrado esse ripo de acidente, mas em 2019 já seria a segunda vez. No mês de março, segundo o MAB, na mesma área, já havia ocorrido outra situação de mortandade. O portal SN registrou o caso. Leia em:

Ribeirinhos tentam salvar peixes após abertura de comportas de hidrelétrica

Desde o começo dos incidentes, ribeirinhos e a comunidade dos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes têm buscado na justiça reparos ante as consequências da instalação do complexo nas cidades, porém até o momento não houve indenizações. O Ministério Público Estadual tem acompanhado a situação nos últimos anos.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!