De volta à FAB, desfile militar é ovacionado por 7 mil pessoas

Na principal via do Centro de Macapá, a programação contou com a participação de cerca de 3 mil homens, mulheres e crianças desfilando
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Após mais de duas décadas, uma bonita festa marcou o retorno do tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência do Brasil, para a Avenida Fab, no Centro de Macapá. Celebrado neste sábado (7), a programação contou com a participação de cerca de 3 mil homens, mulheres e crianças desfilando.

Garra dos protagonistas emocionou o público…

.. que lotou as arquibancadas da FAB para ovacionar os participantes. Fotos: Rodrigo Índio/SN

O evento começou pontualmente às 8h e foi protagonizado pelo Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Macapá e membros da Marçonaria. Houve a participação de alunos dos projetos sociais das instituições, das escolas de gestão compartilhada militar e de uma tropa do Serviço Departamental de Incêndio e Socorro da Guiana Francesa.

Desfile foi protagonizado pelo Exército Brasileiro…

Corpo de Bombeiros Militar…

… com valorização da tropa feminina

Segundo a organização, mais de 7 mil pessoas lotaram as arquibancadas e ovacionaram as apresentações. O Bope e o GTA, mesmo fazendo apresentações limitadas por causa do espaço e proximidade com o público, chamaram muita atenção de quem observava tudo.

Uma dessas pessoas com os olhos atentos era a funcionária pública Raimunda Marques, que não via desfiles há anos. Moradora do conjunto Macapaba, ela ficou alegre com o retorno da solenidade para a Avenida FAB.

Dona Raimunda (óculos vermelho): “Agora voltei para a FAB onde já desfilei e estou amando ver as novas gerações”

“Depois que [o desfile] foi pro sambódromo eu não fui mais, era muito longe. Agora voltei para a FAB onde já desfilei e estou amando ver as novas gerações. Gostei de ver as criancinhas, as atrações da Polícia Militar, do GTA, bombeiros, de tudo, tá show”, empolgou-se.

E falando em novas gerações, a guarda municipal Ailana levou as filhas Maria Isabella, de 8 anos, e Aissa Maria, de 4 anos, para participarem do desfile pela primeira vez. Ela era só felicidade.

A guarda municipal Ailana levou as filhas Maria Isabella e Aissa Maria para desfilar pela primeira vez

“É a primeira vez que elas vêm comigo e é um orgulho, tanto pra mim quanto para elas, que estão maravilhadas com o evento. É o patriotismo, temos que ensinar isso para nossos filhos”, comentou.

As meninas estavam deslumbradas mesmo. “É um sensação muito legal desfilar”, disse Maria. “Gostei de machar. Quero vir ano que vem”, solicitou Aissa.

Destaque para as apresentações do Bope…

… que levou o Caveirão Blindado com atirador de elite e…

… destaque também para apresentação do GTA

Se as meninas estão iniciando, outros estão finalizando, é caso do subtenente da PM João de Deus, que após 30 anos de serviço na corporação, faz seu último desfile como oficial.

“É uma emoção com alegria e saudade. É uma mistura de sentimentos. Para mim, que servi à Polícia Militar por 30 anos, é a coroação de um ciclo em prol da população que encerramos hoje. Agradeço a Deus, porque aqui na Avenida FAB iniciei e encerrei meu desfile pela PM”, emocionou-se.

João de Deus dá adeus aos desfiles apos 30 anos

Para o comandante da 22ª Brigada de Infantaria e Selva (22ª BIS), general Adilson Giovani Quint, o evento é importante para todos os segmentos da sociedade.

“É uma oportunidade onde confirmamos a independência do nosso país, que em 1822, Dom Pedro I rompeu os laços com Portugal e confirma a soberania e importância do nosso Estado Brasileiro. A partir daí nós temos passado por vários momentos na história onde vemos os valores democráticos, a própria implantação da República, e tudo isso é importante pro desenvolvimento do país. Isso precisa ser lembrado e vivenciado”, enfatizou.

Para o general Adilson Giovani Quint, o evento é importante para todos os segmentos da sociedade

De acordo com o vice-governador, Jaime Nunes, a programação motiva a celebração do patriotismo, do respeito aos símbolos nacionais e da preservação da memória de instituições que marcaram a história do País e do Amapá.

Também teve desfile de estudantes da escola de gestão compartilhada militar…

… e de alunos dos projetos sociais das instituições

“Aqui na FAB é o resgate ao simbolismo. Tive a satisfação, de durante muitos anos, desfilar aqui. Hoje, vemos a integração de uma proximidade da população que se fez presente e é isso que precisamos: criar entusiasmo de que é possível a sociedade civil estar junto com órgãos de segurança numa trajetória de construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, destacou o vice-governador.

Jaime Nunes (terno escuro) , vice-governador do Amapá

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!