Moradores de rua ocupam guarita na Praça Floriano Peixoto

Quem passa pelo local relata além do lixo, odor forte de urina e fezes
Compartilhamentos

Por RODRIGO INDINHO

A praça Floriano Peixoto é um dos principais locais de encontros de famílias e amigos que buscam lazer no Centro de Macapá. Mas, constantemente, a bela paisagem vem sendo substituída pelo descaso e pela falta de educação das pessoas.

Quando se chega em um dos dois lagos que existem na praça, é possível perceber que ele está repleto de folhas e lixo deixado por visitantes. No outro, os pedalinhos estão sem funcionamento.

Lixo dentro de guarita da praça. Fotos: Rodrigo Índio/SN

 

Pichações no espaço indicam abandono

A única guarita da Guarda Civil Municipal não conta com nenhum profissional para resguardar a integridade das pessoas e do patrimônio existente no local. As paredes e janelas da estrutura foram danificadas e pichadas.

Na área interna da guarita, há mais lixo. São garrafas de bebidas alcoólicas, sacolas plásticas, carteiras de cigarro e outros materiais que levarão anos para se decompor na natureza.

Seu Domingos Dias, ao fundo, lago da praça sujo: presença de guarda resolveria

Moradores de rua se apropriaram da guarita e dormem por ali mesmo, do lado do lixo e em meio ao odor de fezes e urina que são insuportáveis.

Uma pessoa que visitava a praça ficou indignada, gravou um vídeo na última quinta-feira (17) e publicou nas redes sociais. Acompanhe:

Seu Domingos Dias, de 64 anos, caminha por ali todos os dias e achou um absurdo o local, que para ele é lindo, estar abandonado.

“Era para ter um guarda aqui. Olha, de manhã amanhece muito lixo, tá aí a prova. O engraçado que são as mesmas pessoas que frequentam o local que sujam, bando de porco. Essa guarita agora é dos bandidos e um guarda já resolveria o problema, não vão gastar milhões nem nada. É até uma vergonha mostrar para um turista. Espero que arrumem se não é daí pra pior”, opinou.

Apesar da situação, pedalinhos funcionam normalmente

Procurada, a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur) informou apenas que as equipes de limpeza já estão cientes e vão inserir serviços de limpeza no local até o fim deste mês. A pasta não detalhou o dia que será feito o serviço.

Já a Guarda Cívil Municipal de Macapá (GCMM) esclareceu que neste mês de outubro está com foco nas rondas ostensivas, portanto, algumas guaritas estão sem manutenção. Mas que em novembro vai fazer uma nova escala para os guardas e concentrar o policiamento nas praças e a Floriano Peixoto será contemplada.

O Instituto Municipal de Turismo (Macapatur) esclareceu que os pedalinhos da praça Floriano Peixoto estão funcionando normalmente de terça a domingo, de 16h até 20h30.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!