Moradores reclamam de vias fechadas para obras há mais de 1 mês

Reclamações são de poeira e congestionamento. Prefeitura informou que objetivo da obra é diminuir os alagamentos na época de chuvas
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) interditou um trecho da Avenida Padre Júlio com a Rua Odilardo Silva, no Centro de Macapá, como parte da obra de construção de uma galeria auxiliar para diminuir as enchentes na região.

No período do inverno, as enchentes ocorrem nas regiões mais baixas da área central da capital, desde a Avenida Mendonça Furtado, passando pelas avenidas Almirante Barroso, Cora de Carvalho, Padre Júlio e, finalmente, na Avenida Mendonça Júnior, a rua do canal.

Operários trabalham na instalação de nova tubulação. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Como a Rua Odilardo Silva está nas imediações que concentram a maior parte dos alagamentos, é nela que as obras se concentram. O trabalho consiste em colocar uma tubulação para auxiliar a que já existe.

“A galeria vem de longe, desde a Avenida Fab, mas ela tem um problema de construção, na altura, além do que, ela é da década de 70 e por isso tá muito assoreada. Logo quando fizeram, não era asfaltado e isso prejudicou essas manilhas. Então essa obra deve ajudar muito”, declarou o engenheiro Rivo Barbosa, da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob).

Interdição está causando transtornos a quem mora e trabalha nas proximidades

Esta é a segunda etapa da obra, que primeiro consistiu na retirada de toneladas de terra do canal da Mendonça Júnior, o principal destino de vazão das águas da chuva do Centro de Macapá.

Transtornos

Os moradores da região reclamam do transtorno que as obras estão ocasionando. O trânsito está fechado há mais de um mês em uma das vias da Mendonça Júnior, no trecho entre as ruas Eliezer Levy e Odilardo Silva.

“E agora, como é que vai ficar meu prejuízo? Já são meses de obra e nem a previsão nós temos de quando elas serão concluídas. Ninguém nem avisou nada que iam fazer um buraco bem aqui na frente da minha borracharia”, reclamou Ubiraci da Silva Ferreira, de 45 anos, dono de uma borracharia em frente ao local das obras.

Dono de borracharia, Ubiraci da Silva Ferreira fala em perda de clientes

Previsão

A Secretaria Municipal de Obras informou que entende o transtorno causado pela obra de drenagem, mas que é necessário para amenizar os problemas de alagamento no período de chuvas naquela área. A secretaria disse também que sábado (2) é o prazo para que o trecho interditado da Padre Júlio seja reaberto. A obra total tem previsão de ser concluída em dezembro.

“Olha aqui, estamos ‘pegados’ na obra, todo mundo trabalhando muito, várias máquinas. Eu entendo que a população ache ruim, mas é um transtorno temporário para um benefício que vai ficar por muito tempo”, declarou o encarregado da Semob, Alex Sales.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!