Crise da carne: Amapá mantém preços estáveis em açougues

Pequena alta foi percebida apenas em supermercados de Macapá, que são abastecidos pelos grandes frigoríficos exportadores.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Esta semana o preço da carne bovina disparou em quase todo o país. No Amapá, no entanto, o preço se manteve estável na maioria dos açougues e supermercados. Mas, os fatores nacionais também podem acabar impactando nos estados nas próximas semanas.

Segundo o diretor executivo da Associação de Criadores de Animais do Estado do Amapá (ACRIAP), Charles Araújo, a alta nos preços foi causada pelo surto de uma doença no rebanho suíno chinês, que teve que ser abatido.

No Amapá 70% da carne consumida vem da produção interna do Brasil. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

Isso causou aumentos nas exportações da carne brasileira para a China e o consequente os preços dispararam, com desabastecimento em alguns locais do país.

No Amapá essa incidência é menor porque o Estado ainda não é exportador e 70% da carne consumida aqui vem da produção interna.

Entretanto, esses outros 30% restantes que o Amapá traz da região das ilhas do Pará, Altamira, e Amazonas, podem influenciar no aumento do preço, especialmente nos supermercados.

“O açougue do bairro tem menos chance de sofrer esse impacto, mas os supermercados, que compram dos grandes frigoríficos que exportam carne para o exterior, esses podem sentir a falta do produto e, portanto, encarecer para o consumidor no final”, explicou Charles.

diretor executivo da Associação de Criadores de Animais do Estado do Amapá (ACRIAP), Charles Araújo

Na avaliação dele, a população amapaense não tem motivo para maiores preocupações, pois a situação tende a se ajustar. A Acriap não percebeu nenhum aumento por parte dos atravessadores que fazem a carne chegar das fazendas aos açougues e frigoríficos.

“Nós da Acriap trabalhamos a conscientização e não percebemos nenhuma marchante [atravessador] praticando novos preços que justifiquem o repasse de um aumento para o consumidor”, garante.

Açougues e supermercados

O portal SelesNafes.com esteve em três açougues, frigoríficos e supermercados para conferir o preço.

Em um açougue, houve aumento no preço da alcatra, um acréscimo de R$ 2,00. Em um supermercado, houve reajuste, mas este foi realizado por adequação da tabela de preços no mercado e não pela atual crise nacional.

Em um supermercado, houve reajuste, mas por adequação da tabela de preços no mercado e não pela atual crise

Refrigerados e congelados

Os cortes de carnes especiais devem ser os que gerarão maior impacto imediato na população. Em uma grande rede de supermercados, a gerencia informou que os estoques já estão baixos.

Esta situação, sim, deve-se à crise pela qual o país está passando, pois essa carne que abastece dos açougues de supermercados é toda produzida pelos grandes frigoríficos, justamente os que estão surfando na onda dos altos preços internacionais.

Os cortes de carnes especiais devem ser os que gerarão maior impacto imediato na população

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!