Procurador quer desaprovação das contas do PROS

Partido teria ignorado a participação feminina na política
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

O Ministério Público Eleitoral sugeriu que o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) reprove a prestação de contas do PROS referente aos gastos do fundo partidário do exercício de 2018. No Amapá, o partido é comandado pelo deputado federal Acácio Favacho.

Baseado numa auditoria da Comissão de Controle Interno do TRE, o MP Eleitoral concluiu que o diretório regional do PROS ignorou a participação das mulheres na política ao não usar nem o mínimo do fundo partidário para promover as filiadas da legenda.

“(….) Reduzir a importância do cumprimento substantivo das políticas de cotas é sobretudo ignorar a questão da desigualdade subjacente entre os gêneros no país”, comentou o procurador eleitoral, Joaquim Cabral.

Para ele, posturas como essa não ajudam no esforço de aumentar a representatividade feminina nas esferas de governo “razão pela qual tal irregularidade deve ser considerada de natureza grave e apta a comprometer a higidez das contas partidárias”.

O parecer ainda será julgado pelo tribunal. Se for condenado, o PROS poderá chegar na eleição do ano que vem sem verba do fundo partidário, e até eleitoral.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!