Aluno de robótica diz que vai “empinar menos pipa e focar no futuro”

Quase 800 alunos se inscreveram num curso promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia em parceria com um colégio privado
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Pedro Paulo, de 12 anos (foto acima), estudante da Escola Estadual Lauro Chaves, é um dos 100 alunos da rede pública que começou esta semana o Curso de Férias de Iniciação à Robótica, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec).

Pedro Paulo está empolgado. Assim como ele, 780 alunos responderam ao chamado do Estado e se inscreveram para o curso que tem o objetivo inserir a chamada “educação 4.0” a estudantes do ensino público, de 11 a 16 anos.

O projeto é realizado em parceria com uma escola particular de Macapá e cada um dos estudantes deverá apresentar no final do curso, em janeiro, um protótipo de robótica. Os estudantes irão concorrer a uma bolsa de estudos integral no colégio privado parceiro do programa.

Estudantes terão que apresentar um protótipo no final do curso. Fotos: Marco Antônio P. Costa

Mas, para Pedro Paulo, esse é apenas um dos pontos.

“Para mim é uma oportunidade. Quero conhecer programação. Pipa vou empinar menos, vou focar no curso, pois sempre tive vontade. Já conheço o arduíno [material de robótica], porque meu pai é eletricista. Ainda não tenho ideia de qual vai ser meu projeto, mas tenho certeza que vai ser algo bom”, declarou o jovem estudante.

Popularizar a robótica

A instrutora do curso, Marceli Coimbra, é uma das incentivadoras da popularização do ensino de robótica na rede pública de ensino.

“Esse projeto que eu fui convidada para ser parceira é fundamental para a popularização da robótica. A aceitação foi muito grande e esse é um campo fértil para investirmos nos nossos estudantes”.

Instrutora Marceli Coimbra: aceitação é grande

Rafael Pontes: popularizar a robótica

“Temos dois objetivos: o primeiro é fazer um projeto piloto dentro da Setec, em parceria com a Secretaria de Educação. O projeto da Setec busca fazer com que a robótica seja popularizada para toda a sociedade amapaense com foco na criança e no adolescente. A gente vai implementar um programa de ensino de robótica, inovação e linguagem de programação à partir de 2020”, anunciou o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Rafael Pontes.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!