Amapá: Governador e prefeitos buscam recursos para saneamento básico no BNDES

Durante apresentação do ‘BNDES com S de Social e Saneamento’, Waldez Góes falou sobre metas de ampliação dos serviços de água e de esgoto no estado.
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

O governador do Amapá, Waldez Góes, e 10 prefeitos de municípios amapaenses foram à sede do o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em busca de recursos do programa “BNDES com S de Social e Saneamento”.

Eles e outros governadores e prefeitos do país participam de uma apresentação do projeto. O encontro ocorreu nesta sexta-feira (6). Com o programa, o BNDES busca gerar debates e discussões sobre a universalização dos serviços de água tratada e de esgoto no Brasil.

Na ocasião, Waldez defendeu o Projeto de Saneamento do Amapá. Ele manifestou apoio ao programa e disse ser favorável à proposta de novo formato do Marco Regulatório do Saneamento Básico.

O governador e 10 prefeitos participaram do encontro. Fotos: Ascom/GEA

Ele defendeu as parcerias público-privadas como alternativa para ampliar o acesso dos brasileiros à água tratada e esgoto, uma vez que esses serviços são fundamentais porque trazem reflexos para outros setores, como a saúde.

O objetivo, segundo Waldez Góes, é de que o serviço seja realizado por uma concessionária durante 35 anos, ampliando os atendimentos urbanos de água e rede de esgoto. Em nove anos, por exemplo, os dois setores devem ter cobertura de 98% e 60%, respectivamente. 

“Nos estados da Amazônia, essa falta de cobertura de água tratada e esgoto é ainda mais intensa, portanto, investir em uma política dessas, principalmente, mobilizando novos modelos para captar recursos, é decisivo”, ressaltou o governante amapense.

Segundo ele, Amapá, Acre e Alagoas são os estados com os projetos mais adiantados nos estudos do BNDES, o que deve servir de parâmetro para todo o restante do Brasil.

Waldez lembrou que os 16 municípios do Amapá estão de acordo com esse projeto e todos os procedimentos executivos e legislativos estão sendo adotados. A expectativa é concluí-lo até o fim de 2020.

O presidente do BNDES, Gustavo Montezano, reforçou que investimentos em saneamento são prioridade para o país.

“Como podemos pensar em saúde, educação e desenvolvimento econômico para quem não tem saneamento?”, questionou. Ele acrescentou que o banco tem vontade e capacidade de ajudar na ampliação deste serviço.

Também participaram do evento, os prefeitos amapaenses Raimundo Barbosa (Cutias), José Serafim (Itaubal), Maria Orlanda (Oiapoque), José Maria Bessa (Porto Grande), Dielson (Vitória do Jari), Carlos Sousa (Amapá), Rildo Oliveira (Tartarugalzinho), Belize Ramos (Pracuúba), Beth Pelaes (Pedra Branca) e Ofirney Sadala (Santana).

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!