Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
Amigos do Bairro Daniel, em Santana, tiveram a ideia de transformar a sua tradicional partida de futebol de fim de ano em um momento solidário de arrecadação de alimentos para as pessoas que mais precisam.
A iniciativa começou em 2016, prosseguiu em 2017 e em 2018 cresceu ainda mais. Em 2019, a campanha se tornou muito mais importante do que a própria pelada, e mesmo depois do grande jogo realizado na última segunda-feira (23), os jogadores solidários, a vizinhança e os amigos, continuam recebendo doações.
“Estávamos na mercearia Robson sentados conversando e tivemos a ideia de doarmos uma cesta básica para um morador carente, o “Risca”, e as coisas foram crescendo nos anos seguintes. Esse ano tivemos a ideia de fazer uma campanha solidária para crescer o número de doações”, contou o professor Aldeni Curi, idealizador do projeto.
Até a pelada cresceu este ano. Foram dois jogos realizados: Amigos do Curi x Amigos do Jereca, seguido pelo Amigos do Cristino x Amigos do Cézar, onde até ex-jogadores profissionais como Gilberto, Thiaguinho, Pedrinho, Neri e Babá entraram em campo.
Já são centenas de pessoas que receberam as doações nesses anos, e tudo começou com uma brincadeira de amigos que vem dando muito certo. O “Risca”, vizinho que recebe esse apelido todos os anos, é um dos contemplados em toda edição, assim como em 2019.
A maior parte da entrega foi realizada na noite de Natal, mas a campanha de arrecadação seguirá por alguns dias, sempre no mesmo ponto onde a ideia começou: na mercearia Robson, na Avenida João Bitencourt Muniz, único comércio da rua, na Vila Daniel.