Iluminação da Orla do Santa Inês ficará pronta antes do prazo, garante prefeitura

Município entregará 200 novas luminárias de led, com 53 postes ornamentais na orla da capital. Foto: Marco Antônio P. Costa/SN
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Estão aceleradas e adiantadas as obras de revitalização da iluminação da Orla do Santa Inês, um dos principais cartões postais de Macapá. No perímetro que vai da frente da Unidade Básica de Saúde Rubin Aronovich até o complexo do Araxá, os tapumes foram parte do cenário dos últimos meses.

O prazo de entrega da obra é para março de 2020, mas a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) acredita que até o fim de janeiro será possível entregar a orla com uma cara diferente, mais iluminada e segura.

Asfaltamento…

 

… e nova iluminação são trabalhados na orla. Fotos: Marco Antônio P. Costa/SN

O secretário de Obras do município, David Covre, explicou o objetivo da intervenção.

“São mais de 200 novas luminárias de led, com 53 postes ornamentais que dará uma aparência mais moderna para a nossa orla. A obra terá todo o cabeamento subterrâneo, que é pra gente ter um visual estético mais agradável, por isso foi necessário fazermos uma escavação, pra enterrarmos os tubos eletrodutos por onde esses cabos irão passar, aí que entraram os tapumes, por segurança e também porque é a norma”, explicou o secretário.

Secretários David Covre e Claudiomar Rosa: obra deverá ser entregue até janeiro

Visita à obra

Na manhã deste sábado (21), o prefeito de Macapá Clécio Luís (REDE) visitou a obra acompanhado do governador Waldez Góes (PDT) e do senador Davi Alcolumbre, autor da emenda que garantiu recursos para essa revitalização.

“Esse recurso foi ainda do ano passado meu, um projeto específico pra gente revitalizar a iluminação da Orla de Macapá. Agora tivemos uma notícia boa que o governador veio visitar a obra e assumiu o compromisso de dar continuidade pelo menos até à Fortaleza de São José. São postes novos, luz de led, mais econômicas e que iluminam mais”, disse Alcolumbre.

Senador Davi Alcolumbre: revitalização contou com projeto de autoria do presidente do Congresso Nacional

A obra está orçada em aproximadamente R$1,6 milhões e o valor da emenda foi de mais de R$ 2 milhões de reais. A ideia é tentar utilizar o recurso restante para tentar executar a iluminação para toda a orla.

O diretor da Macapá Luz, Caludiomar Rosa, lembrou que a atual iluminação da orla é nova, do ano de 2018, e que não haverá nenhum tipo de desperdício.

“Todas as luminárias existentes nesse trecho que estão sendo substituídas, a Semob [Secretaria Municipal de Obras] está passando para o Macapá Luz e elas estão sendo utilizadas em outros lugares. Por exemplo, na obra do Mercado Central que está com a inauguração próxima, utilizamos as luminárias daqui”, explicou Claudiomar Rosa.

Prefeito Clécio (esquerda) e governador Waldez Góes (direita): parceria para revitalizar a orla

“Macapá já está mais iluminada e vai ficar ainda mais”

O prefeito Clécio comemorou a rapidez da obra e o conjunto de intervenções feitas pelo Macapá Luz e fez uma avaliação do que foi feito até aqui.

“Nós pegamos a cidade com 70% apagada e 30% ligada. Hoje ela está 80% acesa e 20% apagada e não está mais acesa porque há problema de energia, na qualidade na energia de Macapá. Por exemplo, há depoimentos de pilotos de avião que nos contam que é outra cidade, que quando pousam em Macapá de noite, percebem a cidade muito mais iluminada que era”, contou o prefeito Clécio Luís.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!