Janete faz revelações sobre a morte da neta com depressão: “saí gritando pela casa”

Aline Silva tinha apenas 15 anos e sofria de depressão. Ela foi encontrada morte no dia 5 de abril
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Não eram apenas jornalistas, deputados, membros do MP e ativistas que estavam entre os convidados no lançamento da Campanha Viva a Vida, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa do Amapá. Pais, parentes e amigos de vítimas da depressão e do suicídio também prestigiaram e receberam homenagens, entre eles o casal de empresários Janete e Raul Silva.

Janete, que apresenta um programa de variedades na televisão amapaense há duas décadas, fez revelações sobre a neta Aline Silva, de 15 anos. Em conversa exclusiva com o Portal SelesNafes.Com, ela confirmou que a estudante sofria de depressão, doença que só foi descoberta quando era tarde demais.

Ela narrou como era o relacionamento das duas, falou do legado de Aline e da dor do pai, que não vê mais sentido em sair de férias.

A menina foi encontrada morta no dia 5 de abril deste ano. Hoje, a família se dedica a conscientizar outras famílias sobre os sinais silenciosos da depressão. Só este ano, foram 64 casos de suicídio no Amapá.

Aline entre os avós no aniversário de 15 anos. Foto: Reprodução

Entre famílias de vítimas da depressão e suicídio na terça (10)

O dia da morte

“Naquele dia, estávamos com uma atração de fora (na casa de shows do casal), e eu estava me arrumando para ir para ao show. Eu estava em casa, quando vi aquela mensagem da minha filha dizendo: mamãe, a Aline morreu! Eu sai gritando pela casa. O Raul dizia que era fake news, mas eu estava sentindo que era verdade”.

Não tivemos condições de salvar ela

“A gente ainda sente muito. Mas a partir da partida da Aline estamos criando forças para ajudar outras famílias, porque para nós foi uma perda muito grande. Todos viam ela na televisão comigo. Me ajudava e estava sempre junto comigo. Foi tão repentino que a gente percebeu que a depressão é mesmo uma doença silenciosa. Não conseguimos detectar que a Aline estava com depressão. Quando descobrimos, estava avançado e não tivemos condições de salvar ela”.

Atrás daquele sorriso tinha uma pessoa com depressão

Atrás daquele sorriso tinha uma pessoa com depressão

“Não era aquela menina alegre. Ela gostava de ficar estudando, no canto dela. Ela procurava usar o mínimo de palavras. Eu perguntava: filhotinha, você está bem? Ela respondia apenas: sim! Está acontecendo alguma coisa com você? Ela dizia: não! Ela mantinha uma distância. Eu pedia para ela deitar comigo na minha cama, mas ela dizia que preferia ficar no quarto dela. Ela se isolava muito, mas nunca poderíamos imaginar que atrás daquele sorriso onde ela dizia que estava tudo bem, tinha na verdade uma pessoa com depressão”.

Casos no colégio

“Depois ficamos sabendo que no colégio onde ela estudava outros 30 alunos também estavam sendo diagnosticados com depressão. Todos da idade dela. Caríssima a escola, mas ninguém chamou os pais da Aline, e nem encaminhou ela para um psicólogo. Só depois uma professora chegou e disse que ela era diferente de todos, que não interagia”.

Avós e pai de Aline, Raul Silva Júnior, procurador do Estado. Família participa de campanhas de conscientização

Uma dor que não passa

“Ainda choro muito. O pai mandou fazer um quadro muito grande onde está uma foto nossa nos 15 anos dela. Eu choro por dentro, mas eu e o Raul não deixamos o nosso filho nos ver triste. Ele tirou férias agora no final do ano, e me disse que agora passou a ser um período muito triste. Era um período que ele tirava para ficar com ela, para se dedicar à filha. Ele está se empenhando muito para fazer o Projeto Aline Silva, e ajudar outras pessoas”.

Raul Silva: a família tem que tomar conta. Foto: Seles Nafes

Raul Silva, empresário e avô de Aline

“A depressão é uma coisa que antigamente não falavam. A família tem que tomar conta desses jovens, e observar quando eles estiverem calados, se isolando…”

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!