Por RODRIGO ÍNDIO
A Polícia Civil do Amapá comandou uma grande operação integrada com os sete estados da Região Norte do Brasil, nesta sexta-feira (20).
Simultaneamente, policiais do Amapá, Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã para cumprir 1 mil ordens judiciais de prisão e mandados de busca e apreensão.
De acordo com o delegado geral da PC do Amapá, Uberlândio Gomes, que coordena a operação, são mandados de prisão preventiva, temporária e transitado e julgado.
Segundo ele, a ação policial foi batizada de “Operação Reverso” em alusão às saídas temporárias concedidas pela Justiça a detentos no fim de ano, o que acaba resultando no aumento da criminalidade neste período.
“Para equilibrar, as Polícias da Região Norte saíram hoje às ruas para cumprir esses mil mandados. Ou seja, enquanto vários presos são colocados em liberdade, outros tantos serão encarcerados, percorrendo o caminho reverso. Esperamos chegar a este objetivo até o horário de encerramento”, avaliou o delegado.
Ele explicou que a operação é comandada pela Polícia Civil do Amapá devido ao resultado satisfatório da operação do ano passado.
Até as 13h, cinco estados divulgaram resultados parciais. Dos 1 mil mandados de prisão e busca e apreensão, 500 já haviam resultado em prisão. Drogas e armas foram apreendidas.
No Amapá são 110 mandados, sendo 90 de prisão e 20 de busca e apreensão, Até as 13h, 65 pessoas foram presas nos municípios de Macapá, Cutias, Pracuúba e Itaubal.
A operação acaba às 16h desta sexta-feira.